A Prefeitura;* através do Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde;* orienta a população sobre a necessidade de atualização da carteira de vacinação;* principalmente com a vacina a tríplice viral;* que combate o sarampo;* caxumba e a rubéola.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde e o horário de vacinação é das 7h30 às 16h30. Além de Tupã;* os distritos de Parnaso;* Varpa e Universo também possuem estoque da vacina em suas unidades.
Joselaine Pio Rocha;* enfermeira do setor de Vigilância em Saúde;* disse que as pessoas recebem a primeira dose da tríplice viral com 1 ano de idade;* e que todas as pessoas que têm de 1 ano a 29 anos devem tomar essa vacina.
“Além disso;* as pessoas de 30 a 58 precisam ter pelo menos uma dose de vacina. Todos os profissionais de saúde que trabalham em hospitais;* laboratórios;* farmácias;* unidades de saúde;* dentre outros locais;* desde que comprovam ser um profissional da área;* precisa obrigatoriamente ter duas doses desta vacina com intervalo de 30 dias entre elas”;* informou.
A enfermeira falou ainda que até o momento o município não conta com nenhum caso positivo da doença;* e alertou que a vacinação é o meio mais eficaz para evitar o sarampo;* que é altamente contagioso.
“Não podemos permitir a e disseminação dessa doença em nossa cidade;* pois a secretaria disponibiliza a tríplice em todas as unidades do município;* inclusive nos distritos. Além disso;* temos horários alternativos e não fechamos no almoço para que toda a população possa procurar” disse.
Já o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* disse que os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e os agentes do setor de Vigilância Epidemiológica estão realizando buscas ativas de pessoas com a vacinação em atraso no município.
“Infelizmente ainda temos um alto número de pessoas que ainda não receberam a dose de vacina;* principalmente as crianças;* que não têm condições de irem sozinhas até uma unidade para se proteger;* pois dependem de seus pais ou responsáveis. Por isso;* quando a gente percebe certa resistência dos responsáveis;* estamos acionando o Conselho Tutelar;* pois nós não podemos colocar as vidas em risco”;* falou.
Vale destacar que o Estado de São Paulo se encontra com 484 casos da doença;* onde 75% deles são na capital e 25% no interior. O alto número é devido a não vacinação de parte da população e também pelo fato das pessoas se deslocarem doentes para os municípios neste período de férias.
Tupã