Prefeitura visita imóveis vazios para eliminar criadouros do Aedes

Saúde - Quarta-feira, 31 de Julho de 2019


Prefeitura visita imóveis vazios para eliminar criadouros do Aedes

Com objetivo de reduzir cada vez a disseminação da dengue no município;* a Prefeitura de Tupã;* continua intensificando as ações integradas de combate ao Aedes aegypti;* transmissor da doença. Uma das medidas adotadas recentemente é a visitação e vistoria de imóveis fechados;* desocupados ou administrados por imobiliárias para eliminação de criadouros do mosquito.

Somente no mês de julho;* a equipe de combate às endemias da Secretaria Municipal de Saúde visitou 43 imóveis vazios. Segundo o chefe do Setor de Endemias;* Marcos Antônio de Barros;* na última semana as visitas ocorreram nos bairros Nova Tupã;* conjuntos habitacionais Jamil Dualibi e João Paulo II;* além do Parque Universitário I.

“O trabalho efetuado no Nova Tupã teve o índice infestação de 0;*95. Nos conjuntos Jamil Dualibi e João Paulo II a infestação foi de 1;*09. Já no Parque Universitário I foi registrada infestação parcial de 1;*75. Na sexta-feira (26);* começaram os trabalhos no conjunto Antonio Pereira Gaspar;* bairro que registra transmissão da doença desde fevereiro”;* informou.

Ele também acrescentou que nas visitas foram encontrados apenas 11 focos nas residências;* o que representa um índice de infestação de 32%. Segundo Marco Antônio;* a maioria dos criadouros estava em vasos sanitários;* ralos de banheiro e de garagem.

“O surto de casos de dengue está sendo controlado;* entretanto devemos continuar cuidando do município;* eliminando quaisquer focos do mosquito Aedes aegypti. O sucesso da operação se deve ao empenho da equipe de Endemias e dos representantes das imobiliárias;* que colaboraram liberando as casas para os agentes entrarem”;* explicou.

Marco Antônio alertou que os agentes têm enfrentado várias dificuldades no dia a dia para realizar as visitas de rotina. “Infelizmente estamos recebendo recusas para adentrar certas residências. Alguns moradores ainda não compreendem a importância desse serviço;* que ajuda a preservar e livrar o município da doença”;* disse.

O chefe do Setor de Endemias completou afirmando que os agentes estão utilizando o despacho do juiz da Segunda Vara de Tupã;* Guilherme Facchini Bocchi Azevedo. Ele também pediu a colaboração da população. “O despacho autoriza os funcionários a adentrar nos imóveis residenciais e comerciais;* cujos moradores ou responsáveis neguem o acesso. Peço também a colaboração dos moradores para que deixem os funcionários realizarem as eliminações de criadouros”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã