Amantes do cinema terão a oportunidade de aprender a escrever um roteiro cinematográfico durante a oficina “Da Ideia ao Roteiro: Aspectos Elementares da Criação”. O workshop acontecerá na próxima quarta-feira (7);* das 19 às 23 horas;* na Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues”.
Segundo o secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* a oficina será ministrada pela Daniela Smith;* que é mestranda em Comunicação e Semiótica na PUC. “Além de ter escrito diversos roteiros para filmes institucionais de grandes empresas e marcas;* a Daniela foi ganhadora do prêmio “Estimulo da Prefeitura de São Paulo;* com o filme Senhora Tentação”;* disse.
Duda acrescentou que a oficina tratará sobre noções técnicas e conceituais do processo de criação do roteiro cinematográfico;* o desenvolvimento e a transformação de uma situação dramática em cena.
“É uma oportunidade para aqueles que sempre tiveram vontade de escrever um roteiro;* mas nunca souberam ao certo por onde começar. A oficina irá ajudar os participantes a ultrapassarem os obstáculos e amarras criativas;* os incentivando nas etapas da elaboração do roteiro”;* destacou.
O secretário também convidou a população para participar da oficina e ressaltou a importância do programa para o município. Duda explicou que o programa promove a formação e difusão cultural em todo Estado de São Paulo;* exibindo diversos filmes;* ministrando oficinas práticas e palestras à população;* com objetivo de democratizar o acesso ao cinema e formar novos públicos para o cinema brasileiro e internacional não comercial.
“O Pontos MIS é um programa que estimula a cultura nos mais diversos segmentos artísticos;* oferecendo filmes nacionais;* oficinas;* palestras e muito conteúdo sobre o audiovisual de forma democrática. Gostaria de convidar a população para participar desta oficina;* que com certeza irá agregar muito conhecimento aos participantes”;* concluiu.
Daniela Smith
Com uma formação em Letras pela USP e mestranda em Comunicação e Semiótica pela PUC;* a Daniela Smith integrou por 5 anos o Círculo de Dramaturgia coordenado pelo diretor Antunes Filho.
Além disso participou da escrita de roteiros audiovisuais para filmes institucionais de grandes empresas e marcas;* cinema;* textos para eventos;* convenções;* sites;* pesquisa de conteúdo. Foi ganhadora do prêmio Estimulo da Prefeitura de SP com o filme “Senhora Tentação”.
A oficineira ainda concebeu e dirigiu o documentário “A Margem do Rio”;* que participou de diversas mostras no Brasil (premiado como melhor filme pelo júri popular no III Festival Guaçuano de Cinema).
Ela ainda realizou a pesquisa do roteiro do longa metragem “Chega de Saudade”;* dirigido por Laís Bodanzky;* sendo assistente da diretora durante as filmagens. E foi avaliadora de textos teatrais do Núcleo de Dramaturgia do Sesi;* projeto conjunto com o British Council. No teatro;* tem 3 encenados;* dois deles na Espanha
Inscrições
As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia da oficina;* na Secretaria Municipal de Cultura;* localizada na avenida Tamoios;* 1.685. Ao todo;* serão 20 vagas e os interessados devem possuir idade superior a 14 anos. Mais informações podem ser obtidas no telefone (14) 3491-3015.
Tupã