Ações em conjunto visam educar e conscientizar motoristas;* ciclistas e pedestres
Dando sequência ao roteiro de ações da Semana Nacional de Trânsito;* a secretaria municipal de segurança e trânsito;* em conjunto com a Polícia Militar;* o conselho municipal de transito (Contran) e os adolescentes do programa Jovens Construindo Cidadania (JCC) continuam até amanhã com os bloqueios educativos e o Edutrans nas escolas.
Nesta segunda-feira;* a diretora de área de transito;* Lilian Lacerda e o cabo PM Ramiro;* estiveram presentes na Cmei Soledad Sanches Modeli. Os agentes levaram até as crianças o projeto Edutrans;* que visa ensinar às crianças todas as regras de trânsito. Curiosas;* os pequenos do maternal;* além de terem aulas educativas;* participaram das ações desenvolvidas;* como;* por exemplo;* a travessia correta da faixa de pedestres.
A responsável pelo projeto;* Lilian Lacerda explicou que o trabalho realizado junto as crianças tem uma grande aceitação.“As crianças associam bem o conteúdo que ensinamos para elas;* além de terem a aula educativa;* elas realizam na prática o que estão aprendendo”;* concluiu Lilian.
Segundo a supervisora de atividades da creche;* Jacira de Oliveira o trabalho educativo que está sendo feito com as crianças acaba tendo reflexos na vida adulta das crianças. “A intenção é que eles já cresçam como um adulto consciente;* sabendo como agir e o quais são as regras do trânsito”;* disse.
Já os bloqueios educativos continuam até esta quarta. A ação da Polícia Militar;* que esteve nas avenidas Tamoios e Aimorés durante seis dias distribuindo folhetos educativos para motoristas;* motociclistas;* ciclistas e pedestres;* prossegue até amanhã;* na Avenida Tamoios;* 1700. O tenente da Polícia Militar;* Vander explicou que o objetivo é conscientizar como forma de precaução. “No trânsito;* a principal causa de acidentes é a imprudência. É preciso que os condutores dirijam com segurança e respeitem a sinalização;* reduzindo assim;* os acidentes de trânsito”;* salientou.
Para o secretário municipal de Segurança e Trânsito;* José Romero Sobrinho (Riti);* a semana é uma oportunidade para conscientizar motoristas e futuros motoristas. “É um evento para fazer refletir as nossas responsabilidades nas vias;* bem como nos comportarmos de forma segura e responsável no trânsito. É dever de todos;* só assim vamos salvar vidas”;* destacou Riti ainda afirmando que as ações educativas continuam o ano todo.
ESTATÍSTICAS
De acordo com a Polícia Militar;* a cidade de Tupã registrou em oito meses mais de 800 acidentes. Uma média de 100 acidentes mensalmente. De janeiro até agosto já foram autuados também aproximadamente 1500 veículos. Dentre os principais motivos estão a falta de uso de cinto de segurança;* dirigir falando ao celular;* falta de cartela de zona azul;* não respeitar a faixa de pedestre;* parar em fila dupla;* estacionar na contra mão;* carregar crianças no banco da frente ou no colo;* avançar o sinal vermelho;* excesso de velocidade e não respeitar a vaga destinada a pessoa com deficiência ou idosa.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã