"
O “Museu dos Tropeiros”;* que abriga um grande acervo de peças ligadas à cultura tropeira que fazem parte da história do município;* reabrirá para visitação pública nesta sexta-feira (2).
O chefe de setor de Museus;* André “BlackRap” Prado;* explicou que o Museu dos Tropeiros permaneceu temporariamente fechado para a transferência do acervo para as novas instalações;* localizadas no mesmo prédio;* onde funcionava a antiga estação ferroviária.
Já as antigas salas que eram ocupadas pelo acervo tropeiro foram readequadas para receber o “Museu da Fotografia”. “Estivemos neste período de ausência fazendo essas mudanças de grande importância para fomentar a cultura do município;* e são locais que sem dúvidas atraem turistas de toda nossa região”;* explicou.
Já o secretário municipal de Cultura e Turismo;* Duda Gimenes;* disse que através do “Museu dos Tropeiros”;* os visitantes podem relembrar um pouco da cultura raiz da cidade. “Além de o novo local oferecer um espaço mais amplo;* o Museu do Tropeiro oferece mais de 2 mil peças para apreciação do público;* sem duvidas;* é uma ótima opção de lazer e conhecimento”;* disse.
Duda informou ainda que para agendar uma visita;* os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura;* através do telefone (14) 3491-3015. “Basta informar a data desejada da visita e também o número de pessoas que participarão. É um local muito interessante;* vale a pena a visita”;* convidou.
Museu dos Tropeiros
O Museu;* criado em 25 de outubro de 2017;* conta com mais de 2 mil peças relacionadas ao tropeirismo do município;* que foram reunidas ao longo dos anos pelo idealizador do acervo tropeiro e da Comitiva Tropeira;* Luiz Gonzaga Tovo;* o ""Nanguinho"" criada em 1993.
O Museu dos Tropeiros funciona no núcleo da antiga estação da FEPASA;* em frente à Praça Rui Barbosa;* ao lado da UNIVESP. O horário de funcionamento é de segunda a sexta;* das 7 às 13 horas e das 15 às 17 horas.
"Tupã