Agregar valor produto é uma ótima medida para comercialização do produto “in natura”
A Prefeitura da Estância Turística de Tupã e a Câmara Municipal entregaram nesta sexta-feira;* dia 20;* na própria Câmara Municipal;* o certificado de realização do 1º Curso de Compotas e Geléias para as participantes da capacitação. O prefeito Manoel Gaspar;* elogiou o empenho dos vereadores Valter Moreno e Josias Gomes do Nascimento para desenvolver o agronegócio no município de Tupã. “Quero parabenizar os vereadores Valter Moreno e o Mangolo que vem incentivando o agronegócio para as propriedades pequenas e que podem ter no agronegócio um meio para gerar mais trabalho e recursos. O poder público tem a vontade e a população tem que aderir se a coisa não acontece“.
O chefe do poder executivo destacou empresas que hoje fazem muito sucesso e que começaram no fundo de quintal. “Não é fácil;* nada é fácil;* mas quando tem vontade;* persistência e a acreditar no negócio;* tudo pode encaminhar para o sucesso da empresa”. O vice;* Thiago Santos;* também destacou o apoio do prefeito Manoel Gaspar;* e dos vereadores Valter Moreno e Mangolo;* que vem encontrando alternativas para o desenvolvimento do agronegócio. “É um curso simples;* mas de grande valia;* pois podem agregar valor ao produto “in natura” e isso é um fator fundamental para vender o produto diretor ao consumidor”.
Santos aproveitou a oportunidade e falou para que os participantes do curso de compotas e geléias exporem seus produtos no Projeto “Quinta com Arte”. “Muitas pessoas vem visitar seus familiares;* parentes e amigos e sempre querem levar algo para presente ou mesmo de lembrança da cidade e a “Quinta com Arte” é um centro de artesanatos de todos os tipos”. O vereador Valter Moreno;* disse que a Secretaria de Agricultura trabalha com maquinários;* recuperação de estradas;* mas também com projetos que valorizam o pequeno produtor rural e pessoas interessadas. “Gostaria de agradecer a professora Olga Pantolfi;* que ministrou um excelente curso para as participantes que agora podem fazer os produtos tanto para a comercialização;* buscando a geração de renda;* quanto para as pessoas que querem aproveitar bem as frutas e fazer a receita para a família”.
Moreno chamou atenção0 do publico que foram informados que as compota e geléias tem validade de 10 meses;* ou seja;* basta o consumidor olhar para a data de validade na hora da compra. Em seguida;* Mangolo elogiou o trabalho da professora Olga e os participantes dos cursos de compota e geléias. “Estamos realizando estes cursos para as pessoas que tem vontade em aprender a produzir doces e quem sabe também os participantes do curso podem estar formando grupos e associações para vender seu produto em grande quantidade e qualidade”.
O secretário de Agricultura;* Alécio Morandi;* ressaltou durante a entrega de certificados a necessidade do produtor rural e mesmo aquele que não exercita nenhuma atividade rural;* para que agreguem valor ao produto “in Natura”. “Hoje as pessoas estão buscando novas técnicas e também tecnologias para deixar seu produto mais atraente para o mercado consumidor e uma forma de comercialização e apreciação do produto”. A professora do curso Olga Pantolfi;* disse que os participantes ficaram muito contentes por estar aprendendo técnicas novas de preparar o doce. “Realizei diversos cursos para transmitir para as pessoas interessadas o que eu aprendi. Elas gostaram muito e pretendem fazer novos cursos que virão por ai em parceria com o Sindicato Rural e SENAR”.
Depoimentos
Para a participante do curso de Compotas e Geléias;* Maria de Fátima Franchi;* disse que adorou o curso. “Gosto de aprender coisas novas e quem realizou os cursos também pode aproveitar a oportunidade para abrir sua empresa”. Sua colega;* Cleusa da Silva Castilho;* disse que o curso foi ótimo. Faço cachorro-quente;* salgados e agora me aperfeiçoei fazendo o curso de compota”.
Marlene Calvo disse que já realizou outros cursos promovidos pela Prefeitura de Tupã. “Realizei o curso de leite;* hoje sei fazer vários tipos de queijo;* docês e amendoim para culinária”.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã