Buscando o aprimoramento do combate ao escorpião;* na última semana a Prefeitura de Tupã capacitou cerca de 15 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CZZ). A ação;* que tem por objetivo orientar os funcionários sobre o comportamento;* forma de reprodução e a captura desse animal;* contou com aulas teóricas e práticas.
Um dos responsáveis pelo treinamento dos agentes;* Carlos Melo;* alertou que o escorpião é um animal peçonhento muito perigoso e sua picada pode ser fatal para algumas pessoas. “Geralmente;* o que pode levar ao óbito é a complicação do veneno no organismo. O principal grupo de risco são as crianças;* idosos;* gestantes e pessoas que têm alguma comorbidade. Ou seja;* para quem possui a imunidade ou massa corpórea mais baixa;* a picada pode ser fatal se o atendimento não for prestado corretamente”;* disse.
A enfermeira do setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* explicou que no caso de algum acidente com escorpião;* é necessário buscar o atendimento médico imediatamente. “Mesmo que a vítima não pertença ao grupo de risco;* é necessário o atendimento médico. Em Tupã;* a Santa Casa de Misericórdia;* localizada na rua Manoel Ferreira Damião;* 426;* é referência no atendimento de acidentes com o animal”;* informou.
Ela também ressaltou que a Secretaria Municipal de Saúde prioriza a capacitação dos funcionários para garantir a qualidade na prestação de serviços à população. “Um agente bem motivado e instruído vai conseguir transferir o conhecimento da melhor forma à população;* podendo alertar e conscientizar a população sobre os riscos do escorpião”;* afirmou.
O responsável pelo CCZ;* Robison Luís;* comentou que o setor recebeu três novos agentes para trabalhar diretamente com o combate da leishmaniose e dos escorpiões. “A importância de se realizar um treinamento com os agentes;* é justamente prepará-los para a rotina de combate às doenças e ao escorpião”;* enfatizou.
Ele destacou ainda que o treinamento vem de encontro com as novas demandas do CCZ. “Desde junho;* quando assumimos o serviço de combate ao escorpião;* nós pedimos a realização o concurso para somarmos novos agentes à nossa frente de serviços. A capacitação é necessária para aprimorarmos as habilidades dos nossos funcionários e montarmos uma equipe excelente de combate e controle de escorpiões”;* completou.
Já o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* ressaltou que com a capacitação;* o serviço será realizado de forma mais técnica e eficiente. “Com a ação;* queremos promover a saúde coletiva! Quando o funcionário recebe o amparo e o apoio necessário para a realização do trabalho;* ele se torna mais presente e ativo em suas funções;* realizando um serviço de excelência e qualidade para a população tupãense”;* finalizou.
Tupã