Os números de casos de dengue no município continuam apresentando quedas consideráveis;* o que sinaliza uma estagnação na epidemia da dengue e confirma a eficácia das novas ações de enfrentamento realizadas pela prefeitura de Tupã.
Entre os dias 5 e 8 de agosto;* foi realizada a terceira Avaliação de Densidade Larvária (ADL). Segundo o chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio Barros;* o resultado revelou que a cidade está progredindo no combate à dengue.
“Tupã apresentou 0;*6 na ADL;* sendo o menor índice dos últimos 12 meses! O resultado enquadra o município como aceitável na escala de 0 a 1;*0 estabelecida pelo Ministério da Saúde”;* informou.
Marco explicou que a ADL corresponde à quantidade de imóveis encontrados com larvas do mosquito Aedes aegypti. “Durante a avaliação os agentes visitaram cerca de 1.150 residências e encontraram apenas sete focos. Considerando que na primeira avaliação realizada em fevereiro o índice estava em torno de 2;*0;* e na segunda efetuada em maio o número contabilizou 0;*8;* o município está avançando no quesito de eliminação de criadouros e possíveis focos do mosquito da dengue”;* enfatizou.
Ele também explicou que o objetivo da avalição é mensurar o nível de infestação para adotar novas medidas de eliminação de focos. “O resultado obtido permite avaliar as atividades que foram executadas no município e acompanhar os níveis de infestação ao longo do tempo. Desse modo;* a avaliação permite que os agentes identifiquem quais serão os próximos passos no combate à dengue”;* completou.
O chefe do Setor de Endemias acrescentou ainda que a queda expressiva dos casos de dengue no município é resultado da nova dinâmica de combate à dengue adotada pela prefeitura.
“Além da diminuição do ADL;* os casos de dengue no município seguem reduzindo. No mês de julho foram registrados apenas 81 casos. Foi necessário um esforço imenso para enfrentar o cenário que encontramos;* mas felizmente estamos vencendo a epidemia de dengue e vamos nos manter vigilantes para que no próximo ano;* o município esteja livre da doença”;* destacou.
Tupã