O número de casos positivos de dengue em Tupã continua diminuindo. No mês de junho foram registrados 290 casos positivos;* já em julho foram relatados apenas 81;* o que representa a queda de e 72% nas ocorrências da doença. A tendência é que os casos reduzam cada vez mais.
Segundo o chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio Barros;* neste mês foram registrados apenas 6 casos positivos de dengue;* o que demonstra a eficiência das ações que vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Tupã.
“A queda dos casos está atrelada ao trabalho intenso realizado pelos nossos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias;* que eliminaram criadouros;* desenvolveram atividades educativas e visitaram as residências. O apoio da população também foi um fator importante para essa conquista”;* disse.
Marco também alertou que mesmo com a diminuição de casos;* a população deve manter diariamente as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti no município.
“Algumas cidades da nossa região ainda se encontram em uma epidemia de dengue. Por isso;* os trabalhos de combate ao mosquito devem continuar redobrados. Não podemos deixar com que o nosso município sofra com mais um surto da doença”;* enfatizou.
O chefe do Setor de Endemias acrescentou ainda que o mosquito vem ficando cada vez mais resistente aos inseticidas e clima. Ele também disse que os ovos do mosquito podem durar até dois anos e meio em recipientes secos;* bastando água para nascer as larvas.
“Não podemos baixar a guarda com o mosquito! Estamos contando com a colaboração da população nesta luta que é diária;* peço que deixem os agentes entrarem em suas casas para fazer a visita. Vale lembrar que mesmo com a redução da doença;* os trabalhos de prevenção continuam de forma permanente”;* afirmou.
Cabe ressaltar que é necessário ficar atento à água parada nos ralos internos e externos das casas. Os pratos de plantas devem ser completados com areia ou furados para não acumular água e os bebedouros de animais de estimação devem ser limpos constantemente.
Tupã