A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está pleiteando cursos do Programa Meu Emprego- Trabalho Inclusivo;* com o objetivo de promover uma maior inclusão no mercado de trabalho da cidade;* além de oferecer qualificação profissional gratuitamente para portadores de deficiência.
O programa foi lançado na segunda-feira (2) pelo governador João Doria e a secretária de Desenvolvimento Econômico;* Patricia Ellen. Representando a Prefeitura de Tupã no evento;* o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* manifestou o desejo da cidade em participar do programa.
Os objetivos do Meu Emprego - Trabalho Inclusivo são: promover o desenvolvimento profissional;* a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho;* além de oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* o pleito é uma das formas de promover uma maior inclusão;* possibilitando o ingresso e permanência da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
“Estamos pleiteando cursos de qualificação inclusiva por meio do programa Meu Emprego - Trabalho Inclusivo;* que possibilitarão que o mercado de trabalho em nossa cidade conte com mais pessoas com deficiências de forma qualificada;* além de oferecer 61 modalidades de qualificação profissional técnica e empreendedora”;* explicou.
O secretário também salientou que os empregadores também poderão ter qualificações para poder tornar seu negócio inclusivo.
“Os empregadores também são atendidos pelo programa;* por meio da busca ativa na captação de candidatos com deficiência;* apoio na definição das vagas de trabalho;* encaminhamento de candidatos;* orientação para análise de funções;* palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional”;* lembrou.
O prefeito Caio Aoqui destacou a importância de buscar iniciativas inclusivas;* e salientou a importância da qualificação profissional.
“Buscamos trazer melhorias e novas opções de profissionalização para nosso município. Este programa pleiteado visa trazer diversas modalidades de qualificação profissional às pessoas com deficiência. Além das qualificações;* a iniciativa possibilita um mapeamento do perfil e habilidades funcionais;* identificação de oportunidades de trabalho;* compatibilização de vagas e laudo médico. Esperamos ser contemplados com estes novos cursos oferecidos pelo Governo do Estado de São Paulo;* fomentando assim um maior crescimento e desenvolvimento econômico em nossa cidade”;* destacou.
Programa Meu Emprego - Trabalho Inclusivo
Lançado no dia 2 de setembro de 2019;* o programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento profissional;* a inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho; oferecer cursos de qualificação técnica e empreendedora;* além de apoiar empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência;* na definição das vagas de trabalho;* encaminhamento de candidatos;* orientação para análise de funções;* palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* por meio do Centro Paula Souza;* oferecerá 17 mil vagas em 61 modalidades de cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado;* em 2019.
O Trabalho Inclusivo faz parte do programa Meu Emprego;* lançado em junho;* que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo de São Paulo.
Tupã