As Delegacias de Serviço Militar passam por um processo de reestruturação;* incrementando a informatização para tornar as prestações de serviços mais ágeis. A otimização é realizada por meio do Exército Brasileiro e visa prestar serviços de qualidade com o uso de menos recursos.
De acordo com subchefe da 6ª Circunscrição de Serviço Militar (CSM) de Bauru;* Tenente-Coronel Mauricio;* mesmo com a reestruturação;* os serviços prestados à população continuam normalmente com os secretários da Junta de Serviço Militar.
“Estamos na fase de incrementação experimental;* que deve transcorrer até o final do ano. A única diferença com a reestruturação é que os secretários da Junta Militar terão uma vinculação direta com os chefes do Posto de Recrutamento e Mobilização de Bauru”;* informou.
O comandante da 11ª Delegacia de Serviço Militar;* 1º tenente Luiz Carlos Gonzaga dos Santos;* disse que a reestruturação faz parte de um processo antigo do Exército Brasileiro;* que vem racionalizando todos os serviços.
“Esse processo está para ocorrer em São Paulo há um tempo. É importante destacar que os serviços prestados continuarão sendo prestados normalmente para a população. O município continuará sendo assistido a pleno vapor em sua necessidade de serviço militar”;* disse.
Gonzaga explicou também que os serviços prestados ao município pela 178ª Junta do Serviço Militar continuarão normalmente. “A junta continuará funcionando com todos os serviços;* como o alistamento militar;* certificado de reservista;* certidão de desobrigação militar;* entre outros. A única diferença é que os documentos poderão ser solicitados pela internet”;* afirmou.
Representando a Câmara Municipal;* o vereador Gilberto Neves Cruz - “Capitão Neves”;* destacou que o Exército Brasileiro está evoluindo sua forma de prestação de serviços;* adequando-se na era na informatização.
“O exército está se adequando à informatização;* valorizando os secretários da Junta Militar;* que são profissionais altamente qualificados e ficarão responsáveis por atender no lugar do delegado. Parabenizo ao Exército Brasileiro e aos profissionais da Junta Militar;* por este importante passo para atender o município com mais qualidade e agilidade na época da informatização”;* salientou.
Já o presidente da Câmara Municipal;* vereador Pastor Eliezer de Carvalho;* ressaltou que as mudanças serão apenas na estrutura organizacional;* mas os serviços prestados no município continuam normalmente com a Junta de Serviço Militar e o Tiro de Guerra.
“Os outros estados brasileiros já passaram por esse processo de reorganização;* e São Paulo foi o último a receber a reestruturação devido ao seu tamanho e logística. Vale lembrar que o atendimento será ampliado através da informatização;* pois como será realizado pela internet;* ficará mais ágil”;* concluiu.
Tupã