Palestra com três sobreviventes de Hiroshima reuniu cerca de mil pessoas

Educação - Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019


Palestra com três sobreviventes de Hiroshima reuniu cerca de mil pessoas

Na quinta-feira (5);* o Complexo Kawano das Faculdades Faccat reuniu cerca de mil pessoas para prestigiar a palestra com sobreviventes do ataque de Hiroshima;* em 1945. O tema principal;* relatado por Takashi Morita;* Kunihiko Bonkohara e Junko Watanabe foi “A bomba atômica;* a bomba que assustou o mundo;* subjugou-o e o faz até hoje”.

O evento contou com a presença da equipe de organização;* tradutores dos sobreviventes;* alunos da instituição;* população em geral;* além de vereadores;* secretários municipais e prefeito.

Segundo o professor André Lopes;* que estava acompanhando os sobreviventes;* o objetivo da palestra é conscientizar os jovens sobre o ataque nuclear à Hiroshima. “O principal objetivo dessa palestra é transmitir aos participantes que o assunto não pode ser esquecido. Além disso;* buscamos orientar a nova geração que a paz deve prevalecer sempre. Alerto ainda que a quantidade de bombas atômicas que existem no planeta tem capacidade de destruí-lo cerca de 20 vezes;* por isso;* pedimos a promoção da paz a todos”;* salientou.

Junko Watanabe;* uma das sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima;* explicou o que vieram transmitir para a sociedade tupãense. “Nós viemos passar para todos os presentes;* as nossas experiências e conhecimentos sobre essa tragédia que sentimos na pele e;* acima de tudo;* viemos para transmitir nosso sentimento de paz”;* disse.

Marcos Nomura;* vice-prefeito da cidade nipônica;* Bastos;* também esteve presente na palestra e salientou a importância da realização de um evento como este. “Os ensinamentos serviram para orientar que podemos ter um universo mais agradável e harmonioso. Com certeza;* o público presente teve uma ideia de como foi essa catástrofe da humanidade”;* afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico;* Eduardo “Shigueru” Edamitsu;* falou que o evento foi realizado pela parceria da Associação Cultural Esportiva e Recreativa de Tupã (ACERT);* Prefeitura;* Câmara Municipal (através do vereador Alexandre Scombatti);* além da iniciativa do organizador Vinicius Mizobe.

“Este evento veio para conscientizar os jovens sobre esse triste episódio da história da humanidade. A lição que ficou para nós;* é de preservar a paz em nosso município e em todo o mundo”;* destacou.

De acordo com o presidente da ACERT;* Newton Takahara;* a palestra gerou grande emoção aos que prestigiaram. “Essa atitude de passar para a nova geração as situações vividas;* com certeza conscientiza os mais novos. Vimos muitas pessoas chorando;* o que confirma que realmente foi muito emocionante”;* afirmou.

Já o prefeito Caio Aoqui;* ressaltou que foram relatadas três emocionantes histórias de superação;* que com certeza ficará marcada na memória dos participantes. “Eles trouxeram relatos e visão de experiência que tiveram de um dos momentos mais trágicos da história da humanidade;* que matou milhares de pessoas e acabou com sonhos de muitas famílias”;* comentou.

Caio acrescentou que os sobreviventes destacaram muito a questão da paz e de poder viver em união e harmonia. “Mostraram que devemos sempre ajudar um ao outro;* e sem dúvidas;* isso realmente é o mais importante;* essas são histórias que até hoje repercutem e emocionam muitas pessoas. Tivemos quase mil pessoas presentes no evento;* o que confirma o sucesso desta realização. Parabenizo todos os envolvidos”;* falou o chefe do Executivo.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã