Nesta segunda-feira (23);* o município de Tupã sediou uma capacitação com o tema “Treinamento para Reconhecimento das Espécies de Escorpiões”;* que reuniu 19 profissionais de diversas cidades da região;* como Parapuã;* Bastos;* Iacri;* Rinopolis;* entre outros.
A atividade foi ministrada pelo encarregado do Setor da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) de Bauru;* Dinaldo Munis de Carvalho;* que explicou sobre a identificação de cada uma das espécies e realizou um treinamento prático para ensinar os procedimentos ao lidar com o escorpião.
Uma das participantes;* Mariana Cristina;* do Controle de Vetores de Iacri;* disse que vêm enfrentando alguns problemas com escorpiões em seu município e através da capacitação;* os profissionais poderão reconhecer os tipos de escorpiões com mais facilidade.
“A capacitação vai nos ajudar muito a melhorar nosso reconhecimento dos tipos de escorpiões;* de forma que a gente poderá orientar a população com mais propriedade sobre o que fazer ao se deparar com esses animais peçonhentos”;* afirmou.
A enfermeira do departamento de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* destacou que é essencial capacitar os profissionais de diversos setores para lidar com o escorpião.
“Dentre todas as atividades desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para o combate ao escorpião;* o treinamento prático de hoje é uma ação mais voltada para capacitar os profissionais de Tupã e das cidades mais próximas;* que atendem as ocorrências em seus municípios;* fornecendo técnicas para que encontrem criadouros do animal com mais agilidade e aptidão”;* disse.
Segundo o responsável pelo CCZ de Tupã;* Robison Luiz;* o município se tornou referência para as demais cidades da região;* devido aos trabalhos intensivos para o combate ao escorpião;* desenvolvidos pela Prefeitura de Tupã.
“Nosso município é referência quando se trata do combate ao escorpião;* pois desenvolvemos diversos trabalhos com uma equipe própria para lidar com o animal. Nosso ciclo de trabalhos está completo;* graças a serviços como captura diurna e noturna do escorpião;* palestras em escolas;* verificação nas creches-escolas;* busca ativa nas empresas;* envio de amostras ao Instituto Butantan;* entre outros”;* informou.
Robison também explicou que o município de Tupã é pioneiro no envio das amostras ao Instituto Butantan de São Paulo. “Através da parceria firmada entre o município e o Estado de São Paulo;* uma vez ao mês nós encaminhamos amostras vivas dos escorpiões ao Instituto Butantan para que eles retirem o veneno do animal e fabriquem o soro antiescorpiônico”;* explicou.
Ainda de acordo com o responsável pelo CCZ;* Tupã é o único município que realiza o serviço completo de combate ao escorpião da região que abrange de Marília a Panorama. “Temos uma equipe especifica para desenvolver ações de combate ao animal. Gostaria de agradecer ao secretário de Saúde Laércio Garcia e ao prefeito Caio Aoqui;* pelo envolvimento em possibilitar a formação desta equipe que atende ao trabalho preconizado do Ministério da Saúde”;* enfatizou.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* ressaltou que as capacitações possibilitam a melhoria dos serviços prestados à população. “Treinar os profissionais é a melhor maneira de garantir que eles tenham segurança no trabalho que realizam. Por isso;* para aprimorarmos ainda mais nossas técnicas;* possibilitamos mais uma capacitação de combate ao escorpião. Vale lembrar que passamos de 3 agentes de zoonoses para 17;* o que também contribuiu para a melhoria da qualidade de serviços”;* destacou.
Já o prefeito Caio Aoqui;* salientou que a capacitação é a melhor forma de preparar os profissionais para atender as demandas do dia-a-dia. “Com a capacitação;* o servidor público pode aprender novas técnicas e aprimorar as que já possui;* a fim de melhorar a prestação de serviços à população tupãense. É essencial fornecer suporte para que os profissionais realizem o trabalho de combate ao escorpião com excelência”;* afirmou.
O chefe do Executivo também parabenizou as equipes pelo empenho e dedicação na prestação de serviços à população. “Graças ao empenho de cada profissional que realiza o trabalho de combate ao escorpião diariamente;* o município se tornou o pioneiro da região em prestar o serviço completo de prevenção contra o animal;* o que despertou o olhar da SUCEN para que todas as cidades da região fossem capacitadas como Tupã. Por isso;* gostaria de parabenizar a todos os servidores públicos pelos serviços prestados a nossa comunidade”;* concluiu.
Tupã