EDITAL 01/2013 - CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 30 de Setembro de 2013


EDITAL 01/2013 - CONCURSO DE FOTOGRAFIA

Prefeitura da Estância Turística de Tupã

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

EDITAL 01/2013

CONCURSO DE FOTOGRAFIA

A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural, com a finalidade de estimular a produção fotográfica, o registro das manifestações culturais municipais e a preservação da memória, atendendo as políticas culturais do Município aprovadas nas Conferências Municipais de Cultura, institui o edital que regulamenta oCONCURSO DE FOTOGRAFIAScom tema “84 anos de Historia” de acordo com as condições dispostas neste edital.

REGULAMENTO

1- Somente poderão participar do concurso pessoas residentes no município de Tupã, comprovadamente a mais de 01 ano e, maiores de 16 anos.

2- O tema do concurso será “84 anos de Historia” no objetivo de preservação e divulgação da historia através da imagem fotográfica.

3- Cada interessado poderá enviar até 03(três) fotografias que conte ou faça parte da historia do município.

4 – Serão premiados 03 (três) categorias:

- Foto mais Antiga (1° lugar)

- Paisagem (1° lugar)

- Pessoas Tupãenses (1° lugar)

INSCRIÇÕES

5- As inscrições devem ser entregues exclusivamente na Secretaria Municipal de cultura. As fotos poderão ser coloridas ou preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital e também impressas em papel fotográfico, conforme as seguintes normas:

- Os arquivos digitais da(s) fotografia(s) deverão ser entregues em formato JPEG na melhor resolução possível, devidamente armazenados em CD identificado com o nome do autor;

- As fotografias deverão ser reveladas em papel fotográfico sem borda, no tamanho 20X25cm, formato paisagem ou retrato;

- É expressamente proibida qualquer gravura, marca d’água ou afins que identifique na fotografia seu autor;

- Ajustes de contraste, brilhos, saturação, nitidez são aceitos;

- Fotos retrabalhadas não serão aceitas. Apagar elementos, mudar a composição original, inserir elementos, trocar o fundo, fundir imagens e outros retoques são expressamente proibidos. O arquivo original será exigido em caso de premiação.

- A comissão organizadora aceitará todas as fotografias, inéditas ou não, isto é, ainda mesmo que já tenha participado de alguma exposição ou tenha publicado pela imprensa ou ilustrado peças publicitárias de qualquer espécie. Sendo exigido apenas a comprovação de autoria, através de declaração de responsabilidade anexa. (Anexo 4).

- Efetivada a inscrição, não poderão ser feitas correções ou alterações nas obras ou em qualquer documento.

- As fotos deverão vir acompanhadas da ficha de inscrição (Anexo I) devidamente preenchida.

- Todo material da inscrição deverá ser entregue em um envelope, indicando na capa: nome completo do candidato;

- A inscrição no Concurso de Fotografia é gratuita.

- O envelope com o material de inscrição deverá ser entregue pessoalmente ou por terceiros, mediante protocolo, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Av. Tamoios, 1685 – Centro – Tupã/SP, fone (14) 3491-3015.

O resultado será divulgado em dia, horário e local a ser definido.

6 - A inscrição deverá ser entregue em envelope, lacrado, anexar as seguintes informações:

Na parte externa do envelope

- nominação do concurso

No interior do envelope

- ficha de inscrição, nome e endereço completos, título das fotografias telefones e e-mail para contato (Anexo 1).

- declaração de autoria da obra. (Anexo 4).

- fotocópia de comprovante de residência em nome do inscrito.

- fotocópia da cédula de identidade e CPF.

- breve biografia pessoal de até 10 linhas.

- Termo de uso de imagem, (anexo 2).

- Termo de uso de imagem de terceiro, caso houver (anexo 3).

JULGAMENTO

7 – As fotografias serão julgadas pela internet e pessoalmente na exposição através da comissão qualificada, nomeada pela Secretaria de Cultura, cuja decisão será soberana, à qual não cabem recursos sobre o resultado do concurso. Toma-se por critérios principais de avaliação a adequação ao tema, a originalidade do recorte proposto sobre o tema e da abordagem do ensaio fotográfico, a qualidade técnica e a qualidade informativa, documental.

8 - Os vencedores serão conhecidos em 12 de Outubro de 2013.

PREMIAÇÃO

9 - A premiação será realizada no aniversário da cidade em 12 de outubro de 2013, no Espaço Cultural “José Anselmo Filho”, na Praça da Bandeira, a partir das 18 horas.

10 – As fotografias serão assim premiadas:

CATEGORIA 01 - Foto mais Antiga (troféu de participação 1° lugar)

CATEGORIA 02 - Pontos Paisagem (troféu de participação 1° lugar)

CATEGORIA 03 - Pessoas Tupãenses (troféu de participação 1° lugar)

11 - Poderão ser conferidas Menções Honrosas, por iniciativa da comissão julgadora. Além da divulgação das imagens do vencedor no carne de IPTU.

DISPOSIÇÕES FINAIS

12 - As inscrições fora das normas do concurso não serão aceitas.

13 - Não poderão participar do concurso funcionários da Secretaria Municipal de Cultura.

14 – A comissão julgadora indicada pela Secretaria Municipal de Cultura será composta por no mínimo três profissionais de reconhecida atuação na área.

15 - Os materiais e documentos entregues na inscrição não serão devolvidos após o concurso.

16 – Os autores participantes cedem à Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã o direito de uso de imagem dos trabalhos inscritos em materiais de divulgação, jornais, livros, revistas e outras publicações inclusive em meio digital e a qualquer título.

17 - Os autores se responsabilizam pela direção/execução da obra.

18 - Este edital atende ao disposto na Lei Federal nº 9.610 de 12/02/1998 sobre direitos autorais.

19 - Os premiados concordam e permitem a divulgação de seu nome e imagem para a divulgação do concurso, sem quaisquer ônus para os realizadores.

20 - Os participantes declaram estar cientes e de acordo com este regulamento.

21 – Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Secretaria

Municipal de Cultura.

ANEXO 1

Ficha de Inscrição

NOME

CATEGORIA

( ) Amador ( ) Profissional

TÍTULO DA FOTOGRAFIA

NATURALIDADE

PROFISSÃO

CARTEIRA DE IDENTIDADE

CPF

ENDEREÇO COMPLETO

COM CEP

FONE:

E-MAIL:

ANEXO 2

Autorização para uso de imagem

Autorizo a utilização das imagens por mim inscritas neste concurso, por tempo indeterminado para ser utilizado em material promocional e institucional, impresso ou digital da Prefeitura da Estância Turística de Tupã.

Bem como autorizo a utilização destas fotografias a serem utilizadas para divulgação na internet. Concordo com a gratuidade das referidas inserções, ciente de que a sua utilização, não resultará em qualquer pagamento ou ressarcimento, a que título for pelo uso das imagens.

Por ser verdade, firmo a presente autorização, bem como declaro conhecer e aceitar o regulamento do concurso,

__________________________________

Assinatura do Proponente

Estância Turística de Tupã/SP, _______/_______/ 2013

ANEXO 3

AUTORIZAÇÃO PARA USO DE IMAGEM

(PARA QUANDO A FOTOGRAFIA ENVOLVER PESSOAS)

Eu, ______________________________, portador (a) da cédula de identidade R.G. nº __________________ e inscrito (a) no CPF sob o nº_____________________, autorizo a utilização das minhas imagens, por tempo indeterminado para ser utilizado em material promocional e institucional, impresso ou digital da Prefeitura da Estância Turística de Tupã, bem como também autorizo a utilização das fotografias a serem utilizadas para divulgação na internet.

Concordo com a gratuidade das referidas inserções, ciente de que a sua utilização, não resultará em qualquer pagamento ou ressarcimento, a que título for pelo uso das imagens.

Por ser verdade, firmo a presente autorização,

______________________________________

Assinatura

Estância Turística de Tupã/SP _____/______/2013

ANEXO 4

DECLARAÇÃO DE AUTORIA

Eu, _________________________, portador (a) da cédula de identidade R.G. nº _____________________ e inscrito (a) no CPF sob o nº_____________________, DECLARO para todos os fins de direito que todas as imagens utilizadas para a minha participação no Concurso de Fotografias realizado pela Prefeitura da Estância Turística de Tupã, através da Secretaria Municipal de Cultura, são de minha AUTORIA.

Por ser verdade, firmo a presente autorização,

______________________________________

Assinatura

Estância Turística de Tupã/SP _____/______/2013


Prefeitura da Estância Turística


Tupã