A Prefeitura de Tupã vem intensificando as medidas de combate à dengue;* entretanto em setembro o Parque Universitário atingiu 3.15 no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti;* sendo considerado o maior de todo o município.
De acordo com o chefe do Setor de Endemias;* Marco Antônio de Barros;* durante as visitas de rotina para controle de criadouros;* realizadas pelos agentes de Combate às Endemias;* somente no Parque Universitário;* foram encontrados 9 focos do mosquito espalhados pelas residências.
“Ao todo;* nossos agentes visitaram 389 imóveis residenciais sendo encontrados 9 focos do mosquito;* sendo: 2 em ralos de garagem;* 4em vasos de plantas e 3 em piscinas. Infelizmente estamos encontrando alguns focos no município e isso não pode acontecer”;* explicou.
Barros informou que o índice de infestação do mosquito Aedes encontrado no Parque Universitário é preocupante. “Nas demais regiões do município;* a presença de focos do mosquito está bem menor. A Vila marajoara ficou com 2.05;* já o centro da cidade;* por exemplo;* apresentou índice de infestação de apenas 1.89;* enquanto no Jardim América ficou em 0.51. A infestação no Parque Universitário é preocupante. Por isso;* para diminuirmos este número;* peço a colaboração da população com a fiscalização de suas residências e eliminação de possíveis focos”;* disse.
Ele destacou também que até dia 25 de setembro foram confirmados apenas 10 casos de dengue no município. Ele informou que foram 3 no Centro;* 2 noParque Universitário;* 1 no Jd.América;* 1 no Jd.Santa Maria;* 1 no jardim Itaiupu;* 1 na Vila Marajoara e 1 no Jd.Marabá.
O chefe do Setor de Endemias reforçou que apesar do número de casos de dengue ter diminuído drasticamente;* a população precisa continuar colaborando para erradicar de vez a doença do município. “Conseguimos avançar no combate à dengue e para que continuemos assim;* a cooperação da população é essencial. Podemos ter diminuído os números de casos de dengue;* mas para que a doença permaneça controladaem nosso município precisamos eliminar os focos do mosquito de todos os bairros da cidade”;* afirmou.
Marco acrescentou que com o objetivo de direcionar os trabalhos realizados pelo Setor de Endemias;* foram discutidas com os supervisores de equipesquais regiões precisam de prioridade. No mês de setembro;* os agentes vistoriaram 11.565 imóveis;* sendo o maior número de visitas dos últimos 18 meses em Tupã.
“Gostaria de parabenizar a todos os supervisores e agentes pelos trabalhos prestados em setembro. Graças a dedicação de todos;* estamos fazendo uma verdadeira força-tarefa no município para eliminar os focos de dengue e livrar o Tupã de uma nova epidemia da doença”;* concluiu.
Tupã