Médicos passam por sensibilização sobre sífilis

Saúde - Sexta-feira, 04 de Outubro de 2019


Médicos passam por sensibilização sobre sífilis

Na terça-feira (1º);* a Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* realizou uma reunião com os médicos do município sobre a sífilis e sífilis congênita. A sensibilização teve o objetivo de discutir estratégias para identificação e controle da doença na cidade.

A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais de Tupã;* Anaille Virginia GenovezMichelotti;* agradeceu aos médicos que atendem no Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã pela sensibilização dada aos profissionais da Atenção Básica.

“Gostaria de agradecer ao Douglas e à Camila;* pela dedicação e esforço em compartilhar esses conhecimentos tão importantes com os médicos de outros departamentos da rede municipal. Ambos sensibilizaram os profissionais que atuam diretamente com a população;* falando da importância de solicitar os exames específicos de identificação da doençapara que ela não passe despercebida”;* agradeceu.

Anaille reforçou que a sífilis pode ser passada da mãe para o bebê durante a gravidez. “Para diminuir o número de casos da doença é necessário que as grávidas realizem o pré-natal e as demais pessoas façam testes ou exames oferecidos nos postos de saúde para a descoberta da doença. A sífilis tem tratamento e cura;* entretanto;* a prevenção é o melhor remédio”;* destacou.

Já a enfermeira do Setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* destacou que a sensibilização visa promover reflexão sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença. “Esta ação visa trazer para a discussão a prevenção e diagnóstico da sífilis. Gostaria de agradecer aos médicos Douglas e Camilia;* que conduziram a conversa sobre o tratamento precoce desta doença que vem crescendo no Brasil inteiro”;* ressaltou.

Joselaine acrescentou que a prevenção é o melhor tratamento;* porém também é fundamental estar em dia com todos os exames. “Realizar o diagnóstico precoce das ISTs é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou progressão dessas doenças e suas graves consequências. Vale lembrar que os médicos do município são qualificados para lidar e orientar a população”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã