3º Festival de Comida Artesanal reúne cerca de 2 mil pessoas

Educação - Terça-feira, 08 de Outubro de 2019


3º Festival de Comida Artesanal reúne cerca de 2 mil pessoas

A Prefeitura de Tupã;* por meio da Secretaria Municipal de Cultura;* apoiou a realização do 3º Festival de Comida Artesanal;* que reuniu cerca de 2 mil pessoas na Praça da Bandeira no último domingo (6). Durante o evento;* o prefeito Caio Aoqui sancionou a Lei Nº 4.928 de 2 de outubro de 2019;* que inclui o Festival de Comida Artesanal ao calendário de eventos da cidade.

A terceira edição do Festival de Comida Artesanal;* que é uma realização de Fuzinelli Produções;* contou com o apoio da prefeitura;* Câmara Municipal e empresas da cidade. Cerca de 30 expositores de diversas localidades marcaram presença no evento;* fomentando esta modalidade gastronômica.

Daniel Ribeiro;* que é expositor de queijos e participante pela primeira vez do festival;* salientou a oportunidade oferecida e a adesão da população à modalidade.

“O pessoal está curioso com os nossos produtos;* a gente fabrica queijo de cabra na cidade de São Gotardo;* Minas Gerais. A gente faz uma mistura das receitas francesas com receitas mineiras;* proporcionando uma grande variedade de produtos de alta qualidade. O festival permite que o produtor encontre diretamente o consumidor;* possibilitando a degustação e o conhecimento de produtos que ele nunca compraria no mercado;* porque ele não conhece;* além de conhecer e conversar diretamente com o produtor;* possibilitando a compra por um preço bom de produtos diferenciados”;* destacou.

De acordo com a organizadora do evento;* Andreia Fuzinelli;* o evento reúne produtores e consumidores de comidas artesanais. Ela destacou também o foco da edição era cultura;* educação e alimentação.

“O festival busca unir produtores e consumidores de comida artesanal;* contando com apresentações de artistas da cidade e da região. Garantimos qualidade nos produtos oferecidos;* pois fazemos uma seleção rigorosa com esses produtos. Estamos muito felizes por integrar o calendário de eventos da cidade;* isso mostra que o evento caiu no gosto da população e tende a ser cada vez melhor”;* salientou.

O vereador Alexandre Scombatti destacou que o projeto de lei foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e que o evento está ganhando novos adeptos e apresentando novos produtos aos munícipes.

“O calendário de eventos da nossa cidade vem crescendo e ganhando mais adeptos a cada edição;* beneficiando o pequeno produtor que deseja expor e comercializar. Eu tive o prazer de assinar este projeto de lei junto com o vereador Charles dos Passos;* e sancionado durante o evento pelo prefeito Caio Aoqui. Com certeza esta ação vai incentivar e dar mais oportunidades para o crescimento da cultura e desenvolvimento econômico de nossa cidade”;* destacou.

O vereador Charles dos Passos;* um dos autores do projeto de lei que deu origem à lei sancionada no evento;* destacou a importância de trazer diversas atrações;* fomentando a modalidade gastronômica;* promovendo entretenimento e conhecimento para a população.

“Este evento é de grande importância por trazer atrações de qualidade para o turismo e cultura na cidade. Pudemos prestigiar vários expositores de vários locais;* inclusive de Minas Gerais; promovendo uma troca de experiências e receitas com os consumidores locais. Nós propusemos a inclusão deste evento no calendário de aniversário da cidade;* pois é uma realização que fomenta a cultura;* turismo e o desenvolvimento econômico. Esta é uma forma de dar espaços aos pequenos produtores exporem e apresentarem seus alimentos à população”;* salientou.

O secretário municipal de Cultura e Turismo;* Duda Gimenez;* destacou que assim como as edições anteriores;* este festival também foi um sucesso. Ele agradeceu o apoio da prefeitura e da Câmara Municipal nesta realização.

“Gostaria de parabenizar a organização do evento;* em especial para a Andreia Fuzinelli;* que me procurou para pedir apoio na Secretaria de Cultura e de imediato o nosso prefeito topou dar o apoio ao evento. Notamos um grande de público na praça vindo prestigiar e adquirir os produtos. Gostaria também de deixar um agradecimento especial à Câmara Municipal;* pelo apoio que tivermos através dos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos;* dois incentivadores e apoiadores da cultura e dos eventos da cidade”;* agradeceu.

Já o prefeito Caio Aoqui salientou que sanção desta lei é muito importante;* pois oferece espaço para que pequenos produtores e artesãos possam expor e comercializar seus produtos;* fomentando o artesanato e a gastronomia.

“É uma realização que vai movimentar ainda mais a nossa cidade;* tanto no mês de abril quanto no mês de outubro;* ou seja;* no aniversário da nossa cidade. Gostaria de parabenizar a Andreia Fuzinelli;* que teve a iniciativa de realizar este evento e buscou nosso apoio. Gostaria de agradecer também o apoio da Câmara Municipal;* especialmente aos vereadores Alexandre Scombatti e Charles dos Passos;* pois propuseram o projeto de lei que deu origem a lei sancionada hoje”;* agradeceu.

Lei Nº 4.928

Datada de 2 de outubro de 2019 e sancionada pelo prefeito Caio Aoqui quatro dias depois;* a Lei Nº 4.928 teve origem no Projeto de Lei Nº 32/2019;* de autoria dos vereadores Charles dos Passos e Alexandre Scombatti;* e tem o objetivo de instituir e incluir o “Festival Comida Artesanal de Tupã” no Calendário Oficial de Festas e Comemorações do município.

A lei institui e inclui o “Festival Comida Artesanal – Gastronomia e Sustentabilidade” no Calendário Oficial de Eventos do município;* sendo este evento realizado semestralmente nos meses de abril e outubro. De acordo com a justificativa do projeto de lei;* o festival favorece o desenvolvimento local à medida que proporciona ao pequeno produtor um ambiente propício para a comercialização e divulgação daquilo que produz de forma artesanal;* em pequena escala; e coloca em contato quem produz e quem consome;* sendo uma troca interessante que beneficia ambos os lados.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã