As equipes da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Tupã participaram da “1ª Oficina para municípios prioritários de Leishmaniose Visceral”;* que ocorreu na cidade de Araçatuba;* nos dias 22;* 23 e 24 deste mês. A capacitação teve o objetivo de desenvolver um plano de ação contra a Leishmaniose.
Participaram da oficina Joselaine Pio Rocha;* diretora do Departamento de Vigilância em Saúde; Célia de Fátima Zeferino;* representante da Média Complexidade; Robison Luiz;* responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Meiriele Cristina Santos de Mello;* agente de Zoonoses.
O responsável pelo CCZ;* Robison;* informou que o município já possui um plano de combate à leishmaniose;* porém nesta oportunidade a equipe pôde aprimorar os conhecimentos da área. “Na oficina aprimoramos o plano de combate à leishmaniose;* vimos metas que pactuamos e que já atingimos. Provavelmente teremos outra reunião no começo do próximo ano para realizar o fechamento de 2019”;* disse.
Robison destacou ainda que o município foi bem conceituado e parabenizado pelo Comitê Estadual de Prevenção e Controle de Leishmaniose devido à realização de 100% das ações.
“Vale destacar que nossa equipe passou de 3 para 17 funcionários;* o que contribui para que os trabalhos sejam realizados a todo vapor e com muita eficiência. Agradeço toda nossa equipe da área da Saúde;* também ao nosso prefeito Caio Aoqui e ao secretário interino de Saúde;* Wilson Quiles por todo o apoio que nos dão”;* concluiu.
O secretário municipal interino de Saúde;* Wilson Quiles Junior – “Quilão”;* parabenizou as equipes pelo empenho no combate à Leishmaniose. “Gostaria de parabenizar à equipe de prevenção e controle da Leishmaniose;* pois estão sempre engajados nas ações da cidade”;* parabenizou.
Já o prefeito Caio Aoqui parabenizou às equipes pelo avanço no controle da Leishmaniose e destacou a importância de capacitações para aprimorar os serviços prestados à população. “Gostaria de parabenizar a todos os servidores deste setor pelo empenho e dedicação neste serviço tão importante para a nossa comunidade. A capacitação é a melhor forma de melhorar ainda mais o trabalho prestado”;* concluiu.
Tupã