No último domingo (27);* a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo juntamente com a Prefeitura de Tupã;* realizou a Jornada do Patrimônio Cultural SP. O evento contou com a participação de cerca de 30 pessoas e visitou mais de 10 patrimônios da cidade.
De acordo com o chefe de setor de Museus da Secretaria Municipal de Cultura;* André “Blackrap” Prado;* a jornada é muito importante por apresentar os patrimônios e os acervos que os museus da cidade apresentam;* além de monumentos instalados nas praças.
“Nesta jornada a população pôde conhecer um pouco mais a respeito de diversos monumentos da cidade;* alguns deles inaugurados recentemente;* que apresentam uma história e uma representação. Além dos monumentos;* o evento oportunizou a visita e o contato da população com grandes acervos presentes em museus de nossa cidade;* contribuindo para que os munícipes conheçam um pouco mais da história da cidade”;* salientou.
O secretário municipal de Cultura;* Douglas “Duda” Gimenez;* destacou que esta é uma forma de apresentar alguns dos pontos turísticos e culturais da cidade;* contando um pouco da história da cidade;* além de valorizar e preservar os patrimônios locais.
“A Jornada do Patrimônio Cultural é um evento que movimenta a cultura e o turismo na cidade;* contando um pouco da história dos monumentos dos acervos dos museus da cidade. Durante esta edição foram visitados mais de 10 pontos contendo patrimônios históricos e culturais. Foi notória a participação de pessoas de várias idades;* contribuindo para a preservação dos patrimônios e fomentando divulgação da história da cidade”;* salientou.
O prefeito Caio Aoqui agradeceu a oportunidade oferecida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e parabenizou todos os participantes. Ele também convidou a população para conhecer mais a respeito da história de Tupã por meio dos monumentos e museus da cidade.
“Sabemos que uma das mais importantes formas de preservar patrimônios é por meio da divulgação de sua história;* de sua importância e sua representação para a cidade; e a Jornada do Patrimônio vai ao encontro desta ideia. Agradeço a rica oportunidade oferecida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo;* que proporcionou aprendizado e novas experiências por meio deste evento. Parabenizo os participantes por buscarem conhecer a respeito da cultura e história da cidade e convido a população para visitar os museus e monumentos de nossa cidade;* contribuindo para a preservação e divulgação da história de Tupã”;* convidou.
A jornada partiu do Monumento da Índia Bartira;* junto à Diretoria Regional de Ensino de Tupã;* passando pelo Monumento da Década e monumento Amo Tupã;* localizados na Praça da Bandeira. Depois seguiu até o Solar “Luiz de Souza Leão” e Museu Histórico e Pedagógico “Índia Vanuíre”;* com visitas internas.
Os participantes embarcaram no trenzinho;* e a jornada continuou;* passando pela EE Índia Vanuíre;* Torre do Petróleo é Nosso e Museu dos Tropeiros;* onde fizeram visitas internas.
Após a visita no museu;* a jornada seguiu pela Praça Dom Bosco;* Praça “Aparecido de Barros Caveira (Praça do Estádio)” e Praça dos Pioneiros. O ponto final foi a Praça da Bandeira.
Jornada do Patrimônio Cultural SP
Inspirado na iniciativa que nasceu na França em 1985 e passou a integrar o calendário de eventos de toda a Comunidade Europeia a partir de 1999;* a Jornada do Patrimônio Cultural SP chega a sua terceira edição em São Paulo com expectativa de participação recorde de cidades.
Esta realização é um evento participativo;* celebrado pelos cidadãos;* e tem o objetivo de sensibilizar o público para a valorização dos patrimônios culturais dos municípios do estado de São Paulo. Ele consiste em visitas monitoradas;* debates;* atividades e ações gratuitas voltadas às tradições locais.
Tupã