As inscrições para participar da oficina “O Corpo Brincante” seguem abertas até a quarta-feira (20). As vagas são limitadas e os interessados em participar da atividade devem se matricular na Secretaria Municipal de Cultura;* localizada na avenida Tamoios;* nº 1.685.
A atividade;* que integra a programação da Semana Cultural da Consciência Negra de Tupã;* acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro;* das 19h às 23h;* no Espaço das Artes;* localizado na avenida Tamoios.
De acordo com o secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* a oficina é indicada para maiores de 16 anos e o público-alvo é profissionais da área artística;* que sejam iniciantes ou com experiência em atividades corporais.
“Pessoas com ou sem experiência na área podem participar. Nosso principal objetivo é reunir amantes da arte nesta oficina;* para que eles troquem experiências e aprendam novas técnicas através do diálogo entre as práticas corporais sistematizadas e os aspectos de algumas manifestações culturais do nordeste brasileiro. A oficina visa à investigação e treinamento corporal”;* explicou.
O secretário de Cultura também convidou a população para se inscrever nesta oficina;* que além de ser uma forma de adquirir conhecimento;* possibilitará a reflexão sobre a diversidade e identidade cultural do país.
“Através do ensino das artes;* a atividade vai valorizar e analisar o impacto da cultura afro-brasileira na construção da identidade brasileira. Gostaria de convidar a população para se inscrever e participar da oficina que promoverá conhecimento sobre a arte e a diversidade cultural”;* convidou.
Minicurrículo Kleber Lourenço
Kleber Lourenço é bailarino;* coreógrafo;* ator;* encenador e arte-educador. Mestre em Artes pela UNESP e graduado no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Federal de Pernambuco. Além disso;* é diretor artístico fundador do Visível Núcleo de Criação e integrante do grupo Terreiro de Pesquisas e Investigações Cênicas;* coordenado pela professora Marianna Monteiro (UNESP/SP).
O palestrante possui experiência profissional em teatro;* dança;* cinema e arte-educação. Fez residências artísticas na França;* Portugal;* São Paulo;* Pará;* Bahia e Pernambuco. Foi bailarino do Grupo Grial de Dança e dirigiu encenações para vários grupos e de Pernambuco e projetos em outros estados brasileiros.
Atualmente é encenador da Capulanas Cia de Arte Negra;* SP. Vencedor do prêmio APACEPE de Melhor bailarino em 2007 e 2012;* entre outras premiações. Com o Visível Núcleo de Criação é intérprete-criador dos espetáculos Jandira (2005);* Negro de Estimação (2007);* O Acidente (2010);* Estar aqui ou ali (2011) e Daquilo que move o mundo (2012). Coordenou e produziu o projeto Curta Teatro (2010);* que promove o intercâmbio entre cineastas e criadores de teatro.
Tupã