Hoje 4 de outubro a cidade de Paraguaçu Paulista receberá a Expressão Musica instrumental da fase Regional do Mapa Cultural Paulista, onde o musico Tupãense Valdemar Mozena Filho estará concorrendo à vaga de representantes na fase Estadual do Mapa Cultural Paulista edição 2013/2014.
Já a Expressão vídeo representada pelo curta, “Super Mandruvá contra o celular” das Produções Ágape será apresentado na cidade de Marília, amanhã sábado dia 05 de outubro, na Sala de Projeção Municipal “ Emilio Peduti Filho” a partir das vinte horas.
E finalizando a Fase Regional os representantes da expressão Artes Visuais sendo avaliados no Mapa Cultural Paulista 2013/2014, no domingo dia 06 de outubro uma exposição na cidade de Garça na Galeria Municipal de Artes Edith Nogueira Santos, tendo nosso município os representantes Tupãenses, na categoria Artes Plásticas Cleiton Rocha da Silva, Regina Helena Abromawischos e Tomoko Yoshida Araújo, na categoria Desenho de Humor contamos com o trabalho de Wilson Rodrigues Morosin Junior, os representantes da Fotografia Valdecir Ravazi (Til), Bruno Ângelo de Souza (BOB) e Thais Igarashi.
O Mapa Cultural Paulista é uma das mais importantes políticas culturais do Estado de São Paulo do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas do interior do Estado. Nenhum estado brasileiro possui um programa parecido, podendo tornar-se referência nacional.
Criado em 1995, tem o objetivo de fomentar as produções culturais do interior, revelando valores em segmentos que não teriam acesso aos meios de comunicação e com pouca visibilidade no meio cultural.
“Ressaltando a grandiosidade do Projeto neste ano Tupã obteve o maior número de inscritos na fase municipal dos últimos tempos, o que mostra a força dos artistas de nosso município”, nos revela o Vice Prefeito Thiago Santos, grande motivador das artes do município.
“A participação no Mapa Cultural Paulista é uma forma de dar visibilidade aos trabalhos artístico de cada município e passar para fase Regional com este numero de participantes nos proporcionou a oportunidade mostrarmos a beleza e a qualidade artística que Tupã possui”. Ressaltou o Prefeito.
Na Fase Estadual, todos os selecionados da Fase Regional participam de um evento na Cidade de São Paulo. Objetivando ampliar o conhecimento das obras, dos artistas participantes e do programa.
A partir desta fase serão produzidos os materiais de registro desta edição, composto por antologia, catálogo, CD´s e os DVD’s que serão entregues em forma de premiação aos participantes.
Os selecionados participarão de uma Mostra Estadual a realizar-se na Capital – São Paulo, no primeiro semestre do ano de 2014, em período a ser definido oportunamente.
Tendo promovido para cada uma das expressões um encontro entre os artistas participantes, profissionais do Júri correspondente e profissional convidados, contribuindo no caráter informativo, fomentando a produção cultural de todo o Estado de São Paulo.
O material gráfico necessário para a realização desses eventos será por conta da Abaçaí Cultura e Arte. Onde a articulação e negociação com parceiros que dêem notoriedade aos eventos realizados na capital, os custos de produção desses eventos e as despesas com a realização da Mostra na cidade de São Paulo também serão de inteira responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte, cabendo apenas aos municípios arcar com o transporte, hospedagem e alimentação de seus artistas.
Contando com apoio da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Tupã através da Secretaria Municipal de Cultura, o Secretario Charles dos Passos parabeniza a todos os participantes das fases Municipal e Regional do Mapa Cultural Paulista 2013/2014.
“Foram apresentados belíssimos trabalhos desenvolvido por nossos artistas nas diversas categorias que foram escolhidas na edição 213/2014 do Mapa Cultura, sei que cada representante que participou da fase municipal, leva consigo a esperança de nova participação na próxima edição, e os que levaram e ainda vão levar o nome de nossa Estância Turística de Tupã para a fase Regional fizeram e farão com muita garra, e vontade de mostrar o melhor que Tupã tem na área artístico cultural.” Finalizou o Secretário.
Tupã