A Prefeitura de Tupã;* que em sete meses controlou a histórica epidemia de dengue do município;* investe cada vez mais em novas tecnologias para ampliar o combate à doença. A novidade da vez é o uso de larvicida biológico para controle do vetor transmissor Aedes aegypti.
O município sai na frente com as ações de combate à dengue e será a primeira cidade da Alta Paulista a aplicar o biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti);* produzido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical do Brasil Representações Ltda. O representante da instituição no Brasil;* Frederico Borges;* destaca que o larvicida atinge somente as larvas do Aedes e não é tóxico para pessoas;* animais e plantas.
“Este larvicida biológico se destaca pela eficiência e segurança na aplicação;* além de ser altamente seguro ao homem e meio ambiente. O produto também possui grande eficácia na mortalidade de larvas de mosquitos;* aprovado para uso em água potável e recomendado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue e também pela Organização Mundial da Saúde”;* disse.
O chefe do setor de Combate às Endemias;* Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”;* ressaltou que o objeto é ampliar o controle dos criadouros do mosquito da dengue através do uso de um produto não nocivo à saúde pública.
“Assim que o prefeito Caio Aoqui assumiu a Administração;* buscamos alternativas para realizar um trabalho sustentável;* sem prejuízos ao meio ambiente e funcionários;* que podem sofrer danos ao contato excessivo com produtos químicos. Como a epidemia já foi controlada;* nossa prioridade é combater os focos e criadouros do mosquito. Com este larvicida biológico vamos aumentar a eficiência destes serviços”;* explicou.
Ele destaca que a cidade de Indaiatuba já testou o produto e o resultado foi extremamente positivo. Marquinho da Dengue enfatiza que esta será uma ação para complementar o combate ao Aedes aegypti;* porém a população precisa manter os cuidados com a limpeza e eliminação de criadouros em seus imóveis.
“No teste realizado na cidade de Indaiatuba;* em 6 horas;* o produto atingiu 95% das larvas que foram analisadas no laboratório. Este resultado nos trouxe perspectivas de um grande avanço no combate da dengue em Tupã;* pois o larvicida atinge em grande escala;* facilita o serviço e alcança criadouros de difícil acesso;* como casas fechadas e imóveis abandonados”;* evidencia.
Já o prefeito Caio Aoqui enfatizou a importância de buscar alternativas sustentáveis para o combate às endemias. “Medidas sustentáveis contribuem para uma melhor qualidade de vida da população em geral;* pois o cuidado com o meio ambiente é fundamental para a manutenção da saúde pública. Com este larvicida biológico;* os trabalhos serão ainda mais eficazes;* colaborando para que o município não sofra uma nova epidemia de dengue”;* disse.
Treinamento
Na manhã desta terça-feira (3);* 15 agentes de Combate às Endemias participaram de um treinamento para conhecer as formas de utilização do larvicida biológico. Durante a capacitação;* os profissionais aprenderam a misturar o produto com a água e pulverizar.
De acordo com Marquinho da Dengue;* o setor já está planejando as ações para a utilização do larvicida no município. “A partir de segunda-feira (9) vamos iniciar o teste do produto nas regiões do Jardim João Paulo e Jamil Dualibi;* para verificar a eficiência do larvicida. Feito isso;* colocaremos ele em uso nas demais localidades. Vale lembrar que não há riscos para a saúde;* então a população destas regiões não precisam se preocupar”;* concluiu.
Tupã