A Prefeitura de Tupã apresentou nesta quinta-feira (5) as novas ações para intensificar os trabalhos de prevenção e combate à dengue no município. Através de visitas às residências e o uso de larvicida biológico;* as medidas visam ampliar o controle da proliferação do vetor transmissor Aedes aegypti.
Após a troca do governo em maio deste ano;* a histórica epidemia de dengue;* que chegou a 6.221 casos da doença confirmados e 7 óbitos;* foi vencida em menos de 5 meses de ações efetivas. Porém;* para que a luta continue progredindo;* os trabalhos em combate ao Aedes seguirão intensos em Tupã.
O chefe do setor de Combate às Endemias;* Marco Antônio de Barros – “Marquinho da Dengue”;* destaca que os trabalhos de busca ativa por criadouros e focos do mosquito serão intensificados no primeiro trimestre do ano.
“Devido à falta de eficiência dos trabalhos em combate à dengue nos anos anteriores;* ainda existem uma grande quantidade de criadouros do mosquito espalhados pelo município. Portanto;* para ampliar a solução deste problema;* além da instensificação de visitas no primeiro trimestre de 2020;* vamos complementar os trabalhos com o uso do larvicida biológico”;* informou.
As equipes começarão a utilizar o larvicida biológicos cepas do Bacillus thuringiensis israelenses (Bti);* que além de ser sustentável;* tem taxas de eficiência maiores do que o “fumacê”. Neste primeiro momento;* alguns locais considerados prioritários receberão este serviço;* que posteriormente será ampliado para as demais regiões.
Durante o período de 9 a 14 de dezembro;* o Jardim João Paulo;* Conjunto Habitacional Jamil Dualibi;* Nova Tupã e Jardim Guarani;* receberão a pulverização com o larvicida. Já na outra semana;* de 16 a 21;* o Parque Tabajaras;* Vila Santa Rita;* Jardim Guanabara e Vila Europa serão contemplados com este serviço. As demais localidades começarão a receber os trabalhos com o produto a partir de janeiro.
“As visitas aos imóveis seguirão em ritmo constante e o larvicida será mais uma forma de agregar eficiência aos serviços de Combate às Endemias. A melhor forma de desarmar uma nova epidemia é o controle do vetor transmissor. Por isso;* buscamos alternativas para aumentar ainda mais os serviços prestados à população”;* enfatiza Marquinho da Dengue.
Graças à parceria firmada com a Universidade Estadual de Londrina (UEL);* a partir de março;* a Prefeitura implantará armadilhas de ovitrampas;* que simulam o ambiente perfeito para o Aedes aegypti;* e mostrará a quantidade de fêmeas botando ovos;* porém inibem a procriação do mosquito com o uso de larvicida. Outra medida será a realização da 2ª Gincana “Todas as Escolas Contra o Aedes” para ampliar a retirada de materiais acumuladores de água do meio ambiente e o diferencial desta edição será a participação das pré-escolas.
O prefeito Caio Aoqui destaca a eficiência do trabalho realizado pelos agentes e parabeniza o empenho dos servidores e munícipes. Ele enfatiza ainda que os poderes Legislativo e Executivo estarão unidos para oferecer melhores condições aos trabalhadores do setor.
“O trabalho foi bem executado e como exemplo desta efetividade;* destacamos que outros municípios da nossa região não conseguiram controlar os índices de infestação e continuam com uma grande quantidade de casos. Os agentes realizam ações essenciais para a manutenção da saúde pública e foi graças ao empenho dos servidores;* que podemos dizer que hoje a dengue está controlada”;* ressalta.
Já o secretário municipal de Saúde;* Wilson Quiles Junior – “Quilão”;* também parabenizou aos agentes pelas ações realizadas no município e pelo novo plano de ação delineado pelo chefe do setor.
“Acompanhamos o dia-a-dia dos agentes e observamos o empenho e a dedicação destes profissionais com a eficiência em seus trabalhos. Por isso;* gostaria de parabenizar a todos pelos serviços prestados. Parabenizo também as novas ações delineadas para controlar de vez a dengue no município”;* parabenizou.
Representando o Legislativo;* o vereador Gilberto Neves Cruz – “Capitão Neves”;* também parabenizou os agentes pelos trabalhos realizados no município. “Além dos trabalhos demonstrados;* os agentes também conscientizam a população sobre a limpeza de suas residências. Por isso;* parabenizo os agentes pela mudança de percepção e intensificação nestas ações. E para valorizarmos ainda mais esse setor;* apresentamos uma indicação para que os profissionais recebessem um incentivo”;* explicou.
Já o vereador Israel Velloso – “Tutu” enfatiza que o trabalho realizado pelos agentes são imprescindível para a saúde da população. “Observamos os avanços no combate à doença neste mês de novembro;* que por 10 dias não registrou nenhum caso da doença. Estamos no caminho certo;* e por isso gostaria de parabenizar toda a equipe que tem trabalhado incansavelmente para ampliar a saúde pública no município”;* disse.
Balanço de junho a novembro
Tendo em vista que a troca de Administração ocorreu em meio a um colapso na saúde pública;* onde todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estavam lotadas e a população tinha que esperar 9 horas para receber atendimento. A Prefeitura de Tupã;* sob nova coordenação;* tomou atitudes que foram decisivas para o controle da epidemia no município.
A princípio;* as equipes de Combate às Endemias foram reestruturadas e ampliadas para aumentar o combate à doença. Outra medida essencial para o trabalho realizado foi as ações intersetoriais das Secretarias Municipais de Saúde; Planejamento; Obras e Trânsito; Educação; e de Agricultura e Meio Ambiente;* que através das ações conjuntas;* contribuíram para ampliar o controle da epidemia.
Ambas as medidas obtiveram resultados positivos;* pois desde o começo de junho;* os agentes de Combate às Endemias e Comunitários de Saúde realizaram quase 58 mil visitas a imóveis habitados e desabitados;* eliminando 806 criadouros do mosquito Aedes da cidade. Além disso;* as ações integradas com a Educação puderam retirar do meio ambiente mais de 30 mil recipientes acumuladores de água.
As secretarias de Planejamento; Obras e Trânsito;* também criaram novas equipes;* o que possibilitou a limpeza de aproximadamente 250 bocas de lobo. Além da retomada da obra de macrodrenagem;* que a longo prazo;* melhorará o escoamento das águas pluviais. Já a de Agricultura e Meio Ambiente ampliou as roçadas;* retirada de lixos e manutenção da limpeza urbana.
Estas e outras ações foram essenciais para reduzir os números de casos confirmados de dengue em 99;*5% de maio a outubro. O mês de novembro segue no mesmo ritmo;* pois até o momento somente 3 casos são positivos. Graças às intensificações;* sem o uso de inseticida;* a epidemia foi controlada;* o que destaca a eficiência dos trabalhos realizados por todas as Secretarias Municipais.
Marquinho da Dengue destaca que o avanço no combate à dengue foi satisfatório;* pois devido aos altos índices de infestação nos bairros da cidade;* o município se encontrava em uma situação crítica.
“Anteriormente existiam alguns erros na estruturação dos serviços;* que desencadearam a epidemia de dengue. Assim que pudemos;* reestruturamos e buscamos oferecer todas as oportunidades aos agentes para que eles conseguissem este resultado tão positivo”;* concluiu.
Tupã