Tupã recebe recursos para setor de Vigilância em Saúde

Saúde - Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019


Tupã recebe recursos para setor de Vigilância em Saúde

O município de Tupã foi beneficiado com uma verba para o setor de Vigilância em Saúde;* que através do setor de Vigilância Epidemiológica;* encaminhou corretamente informações sobre as doenças de notificação compulsória realizadas ao decorrer do ano.

Anualmente os municípios são notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN);* para que realizem a digitação das fichas de notificação sobre doenças como cólera;* dengue;* doenças meningocócicas e outras meningites;* febre amarela;* hanseníase;* hepatites B e C;* poliomielite;* sarampo;* tuberculose;* entre outras.

A verba tem como finalidade gratificar as secretarias municipais de Saúde;* por repassar as informações dentro do prazo de 60 dias. Essa gratificação é dividida por metas alcançadas e Tupã se encaixou nos municípios que atingiram 100% da meta;* e por isso;* recebe o repasse integral.

De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* a verba poderá ser destinada a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs);* em investimentos que possam melhorar o atendimento a população;* voltado especificamente às doenças de notificação compulsória.

“Esta verba vem como um incentivo para que possamos melhorar cada vez mais;* garantindo às UBSs melhorias no atendimento nos casos ou suspeitas dessas doenças e ajudando a população. Essa avaliação do SINAN é feita todos os anos e este ano conseguimos concluir as notificações e repassar dentro do prazo;* fazendo com que entrássemos nos municípios com 100% de conclusão e isso é muito gratificante”;* disse.

Joselaine acrescentou ainda que o número de notificações realizadas em Tupã e que foram alimentadas corretamente no SINAN pelo setor de Vigilância Epidemiológica foram de 1.200. “Nosso setor é responsável pelo repasse dessas informações;* inclusive sobre o encerramento do caso de cada paciente que tenha alguma dessas doenças;* ou seja;* suspeito;* relatando assim a evolução do paciente”;* explicou.

Já o prefeito Caio Aoqui parabenizou o setor de Vigilância Epidemiológica;* que se atentou a enviar corretamente as informações ao SINAN;* fazendo com que Tupã recebesse toda a verba.

“Parabéns à Secretaria de Saúde;* que incentiva os setores a manterem todas as informações em dia. O recebimento inteiro dessa verba mostra o quão atentos estão os setores da saúde;* que buscam atender a população da melhor forma possível. O repasse ajudará no investimento e melhoria das condições das UBSs”;* parabenizou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã