A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* mantém Programa de Castração;* responsável pela esterilização de centenas de animais durante o ano. Nesta quarta e quinta-feira;* os funcionários realizaram os últimos atendimentos do ano;* efetuando a castração de mais 15 gatos e 10 cachorros.
O objetivo da ação é oferecer à população de menor poder aquisitivo a oportunidade de castrar seus animais de estimação sem nenhum custo. Além de concluir os procedimentos de esterilização deste ano;* o Centro de Zoonoses também reforça a campanha “Dezembro Verde”;* que visa combater o abandono de animais.
O secretário municipal de Saúde;* Wilson Quiles;* “Quilão”;* explicou a importância do Programa de Castração para a campanha e os benefícios da esterilização dos animais domésticos e de rua.
“O programa de castração vem realizando cirurgias durante o ano todo e agora em dezembro;* com a campanha Dezembro Verde;* a colaboração aumentou. Buscamos passar a mensagem de que com a castração dos animais;* não haverá aumento na procriação;* contribuindo para reduzir o abandono”;* disse.
Quilão também ressaltou que este ano;* o programa realizou a castração de mais de 900 animais no município e que os agendamentos para os atendimentos no próximo ano precisam ser feitos antecipadamente. “Neste ano;* conseguimos realizar a castração de 900 animais. Dentre esses animais;* as fêmeas foram levadas para clínicas particulares que mantêm convênio com a Prefeitura enquanto os machos foram atendidos no próprio Centro de Zoonoses. O serviço continuará sendo realizado no próximo ano;* mediante agendamento prévio na Secretaria Municipal de Saúde.”;* acrescentou.
Já responsável pelo CCZ;* Robson Luiz;* explicou que o programa continuará ano que vem a partir do dia 6 de janeiro. “As atividades do Centro de Zoonoses serão retomadas na segunda semana de janeiro e estamos programando para que todas as castrações agendadas possam ser realizadas às segundas-feiras;* intercalando entre gatos em uma semana e na outra os cachorros”;* contou.
Robson também explicou que para evitar o estresse dos animais ou fugas e acidentes;* os gatos que serão castrados precisam estar em gaiolas ou caixas de transporte individual;* e os cães com coleiras e guias.
Representando o Legislativo;* o vereador Gilberto Neves Cruz;* “Capitão Neves”;* falou sobre a necessidade da população ter conscientização sobre o programa gratuito de castração e os benefícios que ele.
“Esse serviço de castração é uma forma de incentivar a população a trazer seus animais de estimação para castrar e;* com isso;* evitar o abandono dos animais na nossa cidade. A castração também é um ato de amor e de carinho pelo animal e por isso é ainda mais relevante que as pessoas saibam que a administração mantém um programa tão importante”;* disse.
O prefeito Caio Aoqui também elogiou o Programa de Castração;* que conseguiu atender um número expressivo de animais no decorrer do ano e parabenizou os voluntários e defensores dos animais;* que recolhem animais de rua e os encaminham ao Programa de Castração.
“Quero parabenizar os trabalhos que são desenvolvidos pelo Centro de Controle de Zoonoses;* que ajudam na contenção da procriação dos animais domésticos e de rua. Gostaria de agradecer os voluntários que também ajudam no trabalho do CCZ e contribuem para a proteção dos animais”;* agradeceu.
Tupã