Promover e discutir reflexões sobre a saúde mental é o objetivo do Janeiro Branco. Por isso;* a Secretaria Municipal de Saúde reforça que o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) e Ambulatório de Saúde Mental;* realizam acolhimentos e prestam atendimentos humanizados à população tupãense.
De acordo com a Diretora do Departamento de Saúde Mental;* Nilcéa Guandalini;*o município conta com serviços de atendimentos à Saúde Mental. “O Janeiro Branco fortalece o trabalho que prestamos aos munícipes. Todas as pessoas que buscarem acolhimento no CAPS II ou nas demais unidades serão acolhidas por um profissional que ouvirá e identificará suas necessidades”;* explicou.
Nilcéa informou também que a unidade auxilia as pessoas de todas as faixas etárias. “Oferecemos apoio emocional para todas as pessoas que se sentirem deprimidas;* com transtornos mentais;* dependentes químicos ou outras alterações de comportamento. Não devemos menosprezar os sinais de descontentamento. Todos possuem o direito de serem ouvidos e receberem um atendimento humanizado”;* destacou.
O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* disse que o Janeiro Branco é uma oportunidade para dar ênfase à saúde mental dos munícipes. Ele enfatizou que o intuito é sensibilizar a sociedade sobre a importância de cuidar da mente.
“Conversar sobre a Saúde Mental é fundamental;* pois os cuidados com estas questões ainda são alvos de preconceito. Vivemos em um período em que hipervalorizamos as aparências. Por isso;* cuidar da saúde é um ato de autoconhecimento;* que permite a reflexão sobre formas;* ações e estratégias para orientar novas oportunidades;* horizontes e perspectivas de valorização da vida”;* afirmou.
Já o prefeito Caio Aoqui parabenizou o trabalho de conscientização e acolhimento realizado pela equipe do CAPS II. O chefe do Executivo lembrou que os cuidados com a Saúde Mental são imprescindíveis e merecem atenção durante todo o ano.
“A Saúde Mental é um importante fator que possibilita o ajuste necessário para lidar com emoções positivas e negativas. Por isso;* oferecemos todo o suporte necessário para que a equipe do CAPS II e do Ambulatório realizem um trabalho de qualidade. Gostaria de parabenizá-los pela dedicação com os cuidados da saúde mental dos nossos munícipes”;* parabenizou.
Serviço
O CAPS II de Tupã está localizado na rua Iracema;* 100;* Vila Sevilha. Os telefones para contato são: (14) 3491-2061 e (14) 3491-2311. Já o Ambulatório de Saúde Mental se situa na Rua Tapajós;* ao lado do Posto de Bombeiros e o telefone para contato é (14) 3441-6200. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas e podem ser realizados por meio do comparecimento do munícipe ou encaminhamento.
Tupã