Prefeitura contribui para o descarte adequado de óleo de cozinha

Administração - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020


Prefeitura contribui para o descarte adequado de óleo de cozinha

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente informou nesta semana a respeito da coleta de óleos usados em diversos pontos da cidade. O projeto “De olho no óleo”;* mantido pela Prefeitura possibilita o descarte correto e retribui os participantes. Para participar;* basta levar os óleos usados em garrafas PET nas Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com Josias Rodrigues;* chefe do setor responsável pela coleta;* a cada 4 litros de óleo usado (2 garrafas PET de 2 litros);* o morador recebe 1 litro de óleo novo. Ele ainda informou que a secretaria realiza a coletas nos postos de saúde duas vezes ao mês;* e entrega ao Varejão Gaspar;* onde é recolhido periodicamente pela Granol.

“Cerca de 60 litros de óleo são recolhidos pela Prefeitura nas unidades de saúde mensalmente;* o que totaliza aproximadamente 720 litros de óleo coletados anualmente. Esse montante resulta em torno de 180 litros de óleo novo para a população”;* informou.

Josias ainda destacou que o óleo usado levado à Granol se torna “Grandiesel” - o biodiesel da Granol;* uma fonte sustentável de energia para motores a diesel.

“O óleo depois de coletado pela empresa;* é reprocessado e se torna uma das matérias-primas do biodiesel;* assim como o óleo de soja. Desta forma;* o resíduo é queimado por meio da combustão;* produzindo CO2 que é transformado em oxigênio pelas plantações de soja durante o processo de fotossíntese;* sendo uma fonte sustentável de energia”;* disse.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente;* José Rodrigues – “Zé Vinagre”;* salientou a importância deste projeto para a preservação do meio ambiente;* e as possíveis consequências de um descarte incorreto.

“O descarte incorreto de óleo em pias pode ocasionar entupimentos e obstruções de encanamentos e sistemas de coleta de esgoto;* por conta de o óleo formar uma camada nos encanamentos;* dificultando a passagem de água. Além disso;* ele acumula rapidamente nas caixas de retenção de gorduras;* podendo prejudicar a rede de coleta de esgoto. O descarte incorreto nos lixos comuns pode ter como destino aterros e lixões; desta forma;* o óleo poluirá o solo e atrairá animais indesejados”;* enfatizou.

José ainda destacou que 1 litro de óleo pode poluir dezenas de milhares de litros de água;* reduzindo a concentração de oxigênio da água;* dificultando a entrada de luz; contribuindo assim para a morte da fauna e flora aquática.

“Quando se pensa em consequências decorrentes deste descarte incorreto;* é possível notar que a cadeia alimentar e economia baseada fauna aquática são fortemente prejudicadas;* evidenciando os cuidados necessários com o meio ambiente”;* salientou.

O prefeito Caio Aoqui parabenizou os trabalhos de coleta realizados pela Pasta;* agradeceu a cooperação com o Varejão Gaspar e Granol para realizar o descarte correto de óleo de cozinha;* preservando o meio ambiente;* beneficiando à população e contribuindo para o consumo de energia sustentável.

“Nossa região é agraciada com o maior aquífero do mundo. Por isso;* a Administração Municipal não mede esforços para que projetos como o ‘De olho no óleo’ sejam realizados;* beneficiando a população e a natureza. Convido os tupãenses para participar e contribuir para a preservação ambiental”;* convidou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã