Prefeitura conclui 1ª fase de testes com o biolarvicida

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020


Prefeitura conclui 1ª fase de testes com o biolarvicida

A Prefeitura de Tupã concluiu a 1ª fase dos testes com o biolarvicidacepas do Bacillus thuringiensisisraelensis (Bti) na última sexta-feira (17). Diversas regiões do município receberam a aplicação do produto;* que visa evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti;* transmissor da dengue.

De acordo com o setor de Combate às Endemias;* as equipes aplicaram o produto em 102 quarteirões. O último teste foi realizado no Almoxarifado Municipal e Cemitério da Saudade. Também foram contempladas com o trabalho as Vilas Tupã Mirim I e II;* Parque Ibirapuera e Conjuntos Habitacionais Jamil Dualibi e João Paulo II.

O chefe do setor de Combate às Endemias;* Marco Antônio de Barros;* disse que inicialmente os testes ocorreram nestes bairros por conta da concentração populacional nas regiões;* pela quantidade de criadouros encontrados pelos agentes durante as visitas e a dificuldade de adentrar em algumas residências.

“Realizamos o trabalho nestas regiões devido ao índice de infestação nos locais. Após a realização da Análise de Densidade Larvária (ADL) desta quarta-feira (22);* ampliaremos a aplicação do biolarvicida para os demais bairros do município. Estamos com grandes expectativas com o uso do produto;* pois sua utilização facilitará o acesso em locais de difícil acesso”;* destacou.

Para o secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* a população também deve colaborar com os trabalhos da Prefeitura para reforçar ainda mais o combate ao mosquito da dengue. “Os trabalhos realizados pela Administração;* alinhados com o comprometimento da população;* intensificam o combate ao mosquito da dengue. Continuaremos trabalhando para que o município não sofra uma nova epidemia da doença”;* enfatizou.

O prefeito Caio Aoqui destacou que além dos investimentos em novas tecnologias para o combate à doença;* diversos trabalhos integrados entre as Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente;*de Saúde e de Planejamento;* Obras e Trânsito são realizados em diversos locais do município.

“As Secretarias realizam o trabalho de manutenção;* prevenção e busca ativa de criadouros do Aedes no município. Continuaremos com as ações de combate ao mosquito pois todo este trabalho é essencial para mantermos o município livre de epidemias e melhorarmos a qualidade de vida dos tupãenses”;* enfatiza.

Biolarvicida

Após a histórica epidemia de dengue;* a Prefeitura buscou alternativas para o combate do mosquito Aedes. Dentre as opções;* foi escolhido o uso deste larvicida biológico;* que além de ser altamente seguro ao homem e ao meio ambiente;* trabalha ativamente na mortalidade das larvas.

Tupã é a primeira cidade da Alta Paulista a aplicar estebiolarvicidacom Vectobac® WG ativo;* um ingredientecomposto de cristais proteicos e esporos;* que aplicados na água são filtrados e ingeridos pelas larvas. Estes cristais interagem com a parede intestinal das larvas;* rompendo-as rapidamente;* cessando sua atividade.

Segundo o chefe do setor de Combate às Endemias;* o larvicida biológico é produzido pela empresa japonesa Sumitomo Chemical do Brasil Representações Ltda e se destaca pela alta eficiência no combate das larvas do Aedes.

“A eliminação de criadouros é a forma mais eficaz de evitar a proliferação do Aedes. Por isso;* este larvicida se destaca pela sua eficiência na mortalidade das larvas. Além disso;* ele é recomendado pelo Programa Nacional de Controle de Dengue e pela Organização Mundial de Saúde. Isso destaca a qualidade do produto que estamos utilizando no município”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã