O Projeto Guri de Tupã informou que abrirá inscrições para as aulas do primeiro semestre de 2020 na próxima terça-feira (28);* oferecendo gratuitamente oportunidades em 18 modalidades musicais diferentes para alunos de 8 a 18 anos incompletos.
O atendimento é realizado de segunda e quarta-feira;* das 8 às 11 e das 13 às 17 horas; de terça das 13 às 17 horas e de quinta e sexta-feira das 8 às 11 horas; na Secretaria Municipal de Educação;* localizada na avenida dos Universitários;* 145.
De acordo com Daniela Cosine;* coordenadora do polo do Projeto Guri de Tupã;* os documentos necessários para a inscrição são: 1 foto 3x4;* Declaração Escolar;* cópia do RG e CPF do responsável;* cópia da Certidão de Nascimento ou RG;* e Comprovante de Residência.
“As inscrições para os cursos oferecidos pelo projeto durarão até o dia 28 de fevereiro. Ao todo;* oferecemos 11 modalidades durante a manhã e 9 durante o período da tarde. Os interessados podem obter mais informações por meio do site ‘www.projetoguri.org.br’ ou pelo telefone (14)3404-3554”;* informou.
Dani ainda destacou que não há processo seletivo para ingressar no projeto;* não é necessário ter conhecimento musical prévio e o interessado deve estar matriculado em alguma instituição de ensino.
“O projeto é referência no ensino de música;* realiza diversas apresentações ao longo do ano;* participa de encontros regionais e possibilita um contato singular dos alunos com os ambientes artísticos. No período da manhã;* o projeto oferece aulas de canto/coral;* bateria;* baixo elétrico;* clarinete;* eufônio;* guitarra;* flauta transversal;* teclado;* trombone;* trompete e saxofone. Já no período da tarde;* temos: baixo acústico;* bateria;* canto/coral;* cavaquinho;* viola caipira;* viola erudita;* violão;* violino e violoncelo”;* enfatizou.
O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* destacou a importância de oferecer alternativas de ensino musical de qualidade;* possibilitando o acesso mais democrático à música.
“O projeto Guri é uma iniciativa que possibilita que crianças e adolescentes tenham acesso ao ensino musical de qualidade de forma gratuita e democrática. Além disso;* os alunos se apresentam em diversos eventos e têm contato com estudantes de outros polos por meio de encontros periódicos de cada modalidade;* enriquecendo o currículo deles e possibilitando a troca de experiências”;* salientou.
O prefeito Caio Aoqui destacou que o acesso a modalidades culturais de forma democrática logo na infância e adolescência possibilita um complemento à educação. Ele ainda salientou que o fomento à cultura é essencial para o crescimento e progresso da sociedade.
“O acesso democrático à cultura fortalece o senso crítico da população;* complementa a educação e estimula a criatividade. O projeto Guri vai ao encontro desta ideia;* além de ser uma excelente alternativa de complemento de aprendizado;* possibilita que os alunos tenham aulas de música no contraturno escolar. Convido a população para conhecer um pouco mais a respeito desta iniciativa e se matricularem logo que abrirem as inscrições”;* enfatizou.
Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo;* o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece;* nos períodos de contraturno escolar;* cursos de diversas modalidades musicais para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 18 anos incompletos.
Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano;* em quase 400 polos de ensino;* distribuídos por todo o estado de São Paulo. Desde seu início;* em 1995;* o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo;* interior e litoral.
Tupã