CCZ realiza diariamente ações em combate à Leishmaniose

Saúde - Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020


CCZ realiza diariamente ações em combate à Leishmaniose "

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Centro de Zoonoses (CCZ);* realiza diariamente ações em combate à leishmaniose;* uma doença causada pelo mosquito-palha. A equipe;* formada por 13 agentes de campo;* visitam as residências em busca de animais e pessoas que apresentam os sintomas da doença.

De acordo com o responsável pelo setor do CCZ;* Robison Luis;* as buscam são rotineiras e acontecem em todos os pontos do município;* inclusive em locais que não apresentam suspeitos.

“Realizamos um trabalho rotineiro de buscas;* para evitar casos de leishmaniose no município. Os agentes em campo fazem visitas todos os dias;* de casa em casa;* para verificarem qualquer tipo de irregularidade;* seja os sintomas apresentados ou o ambiente em que o animal suspeito habita”;* disse.

Robison também lembrou que assim que os agentes visualizam os sintomas no animal;* a equipe coleta o sangue para exame e assim que confirmada a presença da doença;* o cão é recolhido pelo Centro.

“Para que tenhamos certeza da presença da doença no organismo do animal;* o CCZ repassa o material recolhido para o Instituto Adolfo Lutz em Marília;* que é referência;* e somente depois da notificação do Instituto;* o animal é recolhido”;* contou.

As visitas também são realizadas em locais que;* através de denúncias;* possuem animais com a suspeita da doença ou residam em ambientes impróprios. Estas áreas;* posteriormente às denúncias;* são higienizadas através do mutirão feito pelas equipes do CCZ.

O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* falou que para a diminuição dos casos é necessário que a população fique atenta aos sintomas e procurem o mais rápido possível a unidade de saúde mais próxima. Quanto aos animais;* o titular da pasta diz que os donos devem levá-los até o veterinário;* para que sejam tratados da forma mais eficaz.

“Realizamos um trabalho intenso de buscas;* para evitarmos o surgimento de casos no município e;* por isso;* precisamos da ajuda da população;* denunciando residências que possam manter animais em más condições;* para que possamos higienizar o local e encaminhar os animais para lugares mais adequados”;* enfatizou.

Donadelli ainda ressaltou que o trabalho realizado pelo Centro está sendo intensificado;* no município já foram visitadas 600 casas do município e a equipe de agentes continuarão a visitar residências em toda a cidade.

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença infecciosa;* causada por parasitas do gênero Leishmania. Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e a leishmaniose visceral ou calazar.

Vale lembrar que a doença não é contagiosa;* nem é transmitida diretamente de uma pessoa para outra. Também não é transmitida de um animal para outro;* nem dos animais para as pessoas. A transmissão do parasita ocorre apenas através da picada do ""mosquito-palha” fêmea.

Sintomas em humanos

A população precisa ficar atenta aos sintomas;* principalmente as que residem em áreas onde ocorrem casos de Leishmaniose Visceral. Geralmente a doença é identificada por febre de longa duração;* aumento de fígado e baço inchado;* perda de peso;* fraqueza;* redução da força muscular;* entre outras possíveis manifestações. Para o tratamento da infecção;* as pessoas que identificarem esses sintomas devem buscar atendimento no serviço de saúde mais próximo.

Sintomas em animais

Em animais podem ocorrer perda de peso;* falta de apetite;* apatia;* feridas de pele que não cicatrizam;* lesões oculares;* falta de pelagem ao entorno dos olhos;* entre outros. Ao identificar esses sintomas no animal;* o encaminhe ao veterinário para a realização do tratamento adequado.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã