Para ampliar o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti;* transmissor da dengue;* as ações de combate foram intensificadas em todo o município. A partir da segunda-feira (27) a Prefeitura de Tupã começou a notificar as residências com focos e criadouros do mosquito.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde;* as notificações serão feitas através de cartas;* onde o proprietário do imóvel deverá comparecer no Departamento de Entomologias e Endemias de Tupã;* localizado na Rua Piratinins;* nº1011;* para esclarecer sobre os focos encontrados em sua residência. Caso a intimação não seja atendida em até 72 horas;* multas serão aplicadas.
Além das notificações aos proprietários;* o setor realiza diversas ações para o combate da dengue;* como a aplicação do biolarvicida cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti);* visitas periódicas às residências do município em busca de criadouros do mosquito e conscientização da população sobre a importância de verificar os quintais semanalmente.
Segundo o chefe do Setor de Combate às Endemias;* Marco Antônio de Barros – “Marquinho da dengue”;* a Prefeitura realiza diversas ações em todo o município e para ampliar o controle do vetor e evitar novos casos da doença;* a população precisa colaborar com o combate à dengue;* tomando ações de prevenção dentro de suas residências.
“Já visitamos mais de 6.099 casas e terrenos no município;* buscando controlar a proliferação do mosquito da dengue e;* para ampliar ainda mais estas ações;* a população precisa estar ao lado da Administração;* inspecionando suas casas e evitando acúmulo de água”;* disse.
Segundo o secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* a maioria dos criadouros são encontrados em residências privadas e;* por isso;* as notificações são necessárias para alertar a população sobre a importância do combate do mosquito da dengue.
“Já enfrentamos uma epidemia de dengue alarmante em nosso município e para evitar que esse cenário se repita;* precisamos tomar atitudes mais radicais. Notificaremos a população que não estiver cooperando com as ações de combate à dengue e;* caso isto não seja o suficiente;* aplicaremos as multas previstas por lei”;* alertou.
Já o prefeito Caio Aoqui pediu o apoio de toda a população neste combate. Aoqui também agradeceu os esforços do Setor de Combate às Endemias;* que realizam um trabalho árduo;* visando sempre o bem-estar da população.
“Parabenizo os trabalhos desempenhados pelo Setor no controle ao mosquito Aedes;* que tem como objetivo diminuir os casos de dengue em nosso município e manter a população tranquila. As visitas às casas já são realizadas e a aplicação do biolarvicida também;* porém;* a cooperação da população é fundamental neste combate”;* concluiu.
Tupã