A Prefeitura de Tupã encerra o “Janeiro Roxo”;* mês da conscientização sobre a hanseníase;* com orientações à população. Durante todo o mês;* as equipes da Secretaria Municipal de Saúde intensificaram as ações de prevenção nas salas de espera de todas as unidades de saúde do município.
A hanseníase tem cura;* mas se não for tratada;* pode deixar sequelas. Quanto mais cedo é detectado o problema;* mais rápida é a recuperação. Por isso;* a ação buscou reforçar a importância do diagnóstico precoce para um tratamento efetivo da doença. De acordo com a enfermeira da Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* nenhum caso novo da doença foi registrado este ano.
“O ‘Janeiro Roxo’ foi um mês com orientações pontuais em todas as unidades;* para disseminar informação e desfazer preconceitos que prejudicam o diagnóstico preventivo da doença. Além disso;* durante as visitas;* os agentes comunitários de Saúde também passaram orientações sobre o assunto aos moradores”;* informou.
O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* destacou que os profissionais estão aptos para informar sobre a doença em qualquer época do ano. “Caso o munícipe tenha alguma dúvida sobre a hanseníase;* ele pode se informar nos postos de saúde do município;* uma vez que nossos profissionais estão aptos para orientar sobre a doença”;* destacou.
Já o prefeito Caio Aoqui parabenizou o empenho das equipes em realizar estas ações para o “Janeiro Roxo”. “É fundamental que a população tenha conhecimento sobre a doença para que o diagnóstico seja precoce e o tratamento efetivo. Por isso;* parabenizo às equipes de Saúde por todo o trabalho de orientação realizado no município”;* concluiu.
Hanseníase
A Hanseníase é causada pela Mycobacterium Leprae e é transmitido por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre;* normalmente;* pelas vias aéreas superiores.
Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade;* dormência;* queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos. Se não for tratada;* a hanseníase pode causar sequelas;* além de continuar sendo transmitida aos contatos.
Tupã