Na manhã de ontem (04);* a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orientou os enfermeiros da Santa Casa de Tupã sobre os casos de escorpiões. Através da palestra aplicada;* os serviços do CCZ e do Pronto-Socorro da Santa Casa visam trabalhar em conjunto;* para que os atendimentos se tornem mais ágeis e eficazes.
O responsável técnico da Santa Casa de Tupã;* José Marcos Garcia;* falou da importância da realização da palestra para os enfermeiros;* que aprenderam como proceder diante de casos de picadas de escorpiões;* passando as devidas informações para o setor de Zoonoses.
“A aplicação desta palestra é importante;* pois solidifica informações em nível de Pronto-Socorro;* para que todos os casos;* a partir do momento que chegam ao nosso conhecimento;* sejam passados para o setor responsável pelo combate ao escorpião;* evitando assim que a população seja prejudicada”;* contou.
Segundo a enfermeira de Vigilância em Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* uma das metas de unir os trabalhos dos dois serviços é trabalhar com a parte preventiva;* orientando para que os casos sejam agilizados e posteriormente passados às equipes do CCZ.
“Uma de nossas metas deste ano é trabalhar a parte preventiva;* passando informações aos munícipes e para os setores que buscam preservar o bem estar da população e;* também;* integrar os serviços de saúde;* para que realizem trabalhos de qualidade a todos”;* disse.
Joselaine ressaltou que;* além das orientações aos serviços de saúde do município;* as equipes de Zoonoses também buscam orientar a população durante as visitas;* para que mantenham seus quintais limpos;* coloquem pesos nas portas e se livrem de lixos acumulados;* evitando a presença do animal.
“Além das palestras;* também buscamos manter a população informada;* para que os casos de picadas de escorpiões não aumentem. Desta forma;* é necessário que todos façam sua parte;* mantendo seus terrenos e casas limpos ou denunciando locais que sejam propícios ao abrigo do animal”;* ressaltou.
O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* lembrou que a população é orientada pelos agentes a procurarem a Santa Casa de Tupã;* para que o atendimento seja agilizado e não ocorram demais problemas;* pois esta é a instituição de referência para todos os acidentes em caso de picada do animal;* e mantém um estoque de soros para tratamento de acidentes com animais peçonhentos.
“Em caso de aparecimento de escorpião é importante alertar a todos para que não procurem as Unidades Básicas de Saúde;* pois somente o Pronto-Socorro da Santa Casa poderá atender nesses casos;* aplicando o anestésico ou;* se necessário;* o soro;* dependendo da avaliação médica”;* alertou.
Tupã