O mutirão do último sábado (15) cadastrou 1.479 novos usuários no Sistema Único de Saúde (SUS). Apesar deste número alto;* a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de toda a população;* mesmo aqueles que possuem planos de saúde;* efetuar o cadastramento.
A diretora do Departamento de Atenção Básica;* Simone Veronez Bauer;* explicou que a população que ainda não atualizou o cadastro no SUS;* deve comparecer nos postos de saúde do município munidos com CPF;* comprovante de residência e o número do NIS (para beneficiários do Bolsa Família).
“Todas as pessoas devem realizar o cadastramento no SUS;* mesmo quem tem plano de saúde ou não utiliza o sistema com frequência;* pois os recursos enviados pelo Governo Federal para a saúde do município;* serão conforme a quantidade de pessoas cadastradas no SUS”;* explicou.
Simone acrescentou que quem não estiver cadastrado;* perderá o direito de realizar exames;* receber vacinas;* retirar medicamentos;* entre outros. “Devido a esta determinação do Governo Federal;* as pessoas que não estiverem cadastradas no SUS;* não poderão receber qualquer atendimento pela rede pública de saúde”;* disse.
O secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* comentou que as próximas ações para o cadastramento da população no SUS serão divulgadas ainda nesta semana. Ele também convidou a população para regularizar sua situação com o sistema nos horários habituais de atendimento dos postos de saúde.
“Realizaremos diversas ações para facilitar o cadastramento da população no SUS;* mas vale lembrar que os postos de saúde também efetuam este cadastro nos horários habituais de atendimento. Por isso;* peço para que a população compareça aos postos e regularizem sua situação com o sistema”;* concluiu.
Já o prefeito Caio Aoqui agradeceu às equipes que estiveram de plantão nos mutirões de cadastramento. “Convido a população para regularizar esta situação tão importante com o SUS. Contamos com a participação de diversas equipes e;* por isso;* agradeço a colaboração de cada servidor nestes mutirões de atendimento”;* agradeceu.
Tupã