Acontece dia 14 de Outubro mais uma edição do Projeto Leitores e Leituras

Planejamento e Infraestrutura - Quarta-feira, 09 de Outubro de 2013


Acontece dia 14 de Outubro mais uma edição do Projeto Leitores e Leituras "

Dia 14 de Outubro às 9 horas;* nas dependências da Bibliotéca Municipal Professor Tobias Rodrigues;* acontecerá mais uma edição do Projeto Leitores e Leituras.

O Projeto objetiva realizar um processo sistemático;* especializado e programado de assessoria cultural à população;* para desenvolver no público o gosto pela leitura; enriquecer o repertório literário dos participantes; atrair público à biblioteca; e movimentar seu o acervo;* aumentando o número de empréstimos.

A proposta consiste numa elaboração mensal de exposição temática;* banners eletrônico com link por website; na realização de palestras;* debates mediados e atividades acerca da biografia e da bibliografia do autor ou autores escolhidos para estudo no mês.

A realização do Programa Leitores & Leituras se justifica pela necessidade de informar e orientar alunos em fase de vestibular na busca do conhecimento e cumprir a missão da biblioteca pública que é oferecer informação e lazer aos cidadãos.

Leitores & Leituras é desenvolvido pela Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues” e pelo curso de Letras da Faculdade da Alta Paulista;* através e com respaldo da Secretaria de Cultura de Tupã. Esse Programa está estritamente ligado ao letramento;* alfabetismo;* conhecimento cultural e artístico de crianças;* jovens e adultos de Tupã;* SP.

Neste mês o Texto escolhido para discussão será Memórias Póstumas de Brás Cubas;* a palestra contará com a presença de ouvintes e de alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio do Colégio Coc com a supervisão da Professora Clarice;* o texto será discutido pelo Pós Dr. Prof. Adalberto Campato Júnior que resumidamente elaborou um estudo minucioso da obra;* auxiliando os vestibulando a entrarem no contexto e entenderem melhor a visão do autor.

O pós doutor elaborou o texto seguinte para auxilio e aprofundamento de estudo sobre Machado de Assis e suas memórias.

As Memórias Póstumas de Brás Cubas: A Pérola Machadiana

*João Adalberto Campato Jr.

As Memórias Póstumas de Brás Cubas;* embora saídas;* em 1880;* na forma de folhetins;* na Revista Brasileira;* somente apareceram como livro;* em 1881;* inaugurando a chamada fase madura de Machado de Assis (1839-1908) e o Realismo (1881-1893) na literatura brasileira. Memórias Póstumas de Brás Cubas é exemplo de narrativa problematizante. Com tal denominação refere-se às narrativas machadianas que;* pondo em segundo plano o cenário e os acontecimentos;* concentram-se;* por meio da análise crítica de suas personagens;* na exploração profunda da ética;* da moral e da psicologia dos homens;* cuja existência é;* assim;* problematizada. Em outras palavras;* a questão não está na ação propriamente dita;* mas nos motivos que conduzem as pessoas a agir de dada maneira. Nessa linha de considerações;* a preocupação fundamental das Memórias é investigar a essência do comportamento humano nas relações cotidianas;* tentando;* entre outras coisas;* desmascarar o cinismo;* a hipocrisia e o egoísmo que se ocultam sob as convenções sociais. Dentro dessa linha;* como lembra o crítico literário Alfredo Bosi;* “um velho tema como o triângulo amoroso já não se carregará do “pathos” romântico que envolvia herói- heroína-o outro;* mas deixará vir à tona os mil e um interesses de posição;* prestígio e dinheiro;* dando a batuta à libido e à vontade de poder que mais profundamente regem os passos do homem em sociedade”. Os grandes temas das Memórias são;* portanto;* a essência versus a aparência; o caráter relativo da moral humana; a crueldade dos homens; a contradição dos seres humanos; a transformação do homem em objeto do homem; a força das convenções sociais; a vida como uma experiência de desencanto; o absurdo da condição humana. No parecer de José Guilherme Merquior;* se na narrativa problematizante os fatos narrados perdem importância;* o discurso ganha uma relevância toda especial; isso porque é na maneira de dizer (digressões;* ironias;* recursos visuais;* ambigüidades;* estilo ziguezagueante;* livre associação de idéias;* etc) — e não no que acontece (surpresa ou suspense da ação) — que estão a novidade e o interesse. Seja como for;* não resta dúvida de que Memórias Póstumas de Brás Cubas prosseguem sendo obra fundamental para o entendimento da literatura brasileira e da cultura nacional.

O conhecimento é o bem mais precioso segundo o Vice Prefeito Thiago Santos e o Projeto Leitores e Leitura;* é mais uma oportunidade de ampliar aos estudante em fase de vestibular informações preciosas sobre os autores e obras tornando o repertório cultural do vestibulando mais rico.

“O Projeto Leitores e Leituras desenvolvido pela Secretaria de Cultura através da parceria da Biblioteca Municipal com o curso de Letras da FADAP/ FAP;* se tornou mais uma ferramenta para o desenvolvimento cultural de nosso município com debates e estudo minuciosos de obras e autores.” Comentou Thiago.

Com o compromisso de atender a necessidade de alunos e auxilia-los em uma etapa importante de seus estudos;* o Projeto é desenvolvido mensalmente com total apoio do Secretário de Cultura Charles dos Passos que também acredita no valor do conhecimento para desenvolver o crescimento cultural de um cidadão principalmente os estudantes;* que precisam de ferramentas para o desenvolvimento intelectual e cultural para a escolha de um futuro promissor.

“Cultura é informação;* isto é;* um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros;* e o Leitores e Leituras é mais uma forma de transmitir a prosperidade o conhecimento sobre a vida;* obras e autores renomados que até os dias atuais fazem parte da vida dos estudantes.” Finalizou o Secretário.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã