Para que todas as crianças e jovens com idades de 5 a 19 anos recebam a dose da vacina contra o sarampo e fiquem protegidos;* a Campanha Nacional de Vacinação acontece até o dia 13 de março nas 15 salas de vacinação. A vacina é a única forma de se prevenir contra a doença viral;* que tem altíssimo potencial de transmissão.
O foco da campanha é imunizar todas as pessoas que não foram vacinadas ou estão com o esquema vacinal incompleto. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde;* o município conta com 2 mil doses e as salas de imunização atendem de segunda a sexta-feira;* das 8 às 17 horas.
A responsável pelo Setor de Vigilância Epidemiológica;* Juliana Yuri;* ressalta que esta campanha é de sensibilização;* ou seja;* só precisa se imunizar quem não está em dia com o esquema da vacina tríplice viral;* que protege contra o sarampo;* caxumba e rubéola. Segundo ela;* as equipes estão conferindo a caderneta de vacinação do público-alvo.
“Nessa faixa-etária;* é preciso ter tomado duas doses para ficar protegido;* mas;* mesmo com toda a divulgação;* ainda encontramos pessoas que não estão com a vacinação em dia. Por isso;* a Campanha vem para verificar a caderneta de vacina deste público-alvo e imunizar todas as pessoas que ainda estão desprotegidas”;* comentou.
Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa;* transmitida por vírus através da respiração;* fala;* tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar;* por isso;* o alto poder de contagio da doença.
Tupã