Amantes e entusiastas da música terão até a sexta-feira;* dia 13;* para se inscrever na Oficina gratuita de Percussão com Instrumentos Alternativos;* ministrada pelo percussionista Beto Oliveira. A atividade ocorrerá de 16 a 18 de março;* das 18h30 às 22h30;* no Espaço das Artes;* localizado na avenida Tamoios;* em frente à Biblioteca Municipal.
A Oficina é indicada para maiores de 16 anos e para se inscrever;* os interessados devem informar o nome completo;* RG;* e-mail e telefone para contato;* diretamente na sede da Secretaria Municipal de Cultura;* localizada na avenida Tamoios;* 1.685;* ou pelo telefone (14) 3491-3015.
Segundo o coordenador da atividade em Tupã;* André Prado – “André Blackrap”;* a Oficina é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura;* por meio de uma parceria com a Poiesis Organização Social da Cultura - Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O secretário municipal de Cultura;* Duda Gimenez;* comentou que a oficina de percussão será realizada com instrumentos alternativos e recicláveis;* desenvolvendo a importância da conscientização ambiental e enfatizando os elementos percussivos dentro da rítmica brasileira.
“A oficina promove a consciência ambiental e também estimula a criatividade dos participantes. Beto Oliveira é um grande percussionista conhecido internacionalmente;* e trabalha com a musica há mais de 20 anos. Com certeza;* ele trará diversos aprendizados aos alunos da oficina”;* disse.
Já o prefeito Caio Aoqui destacou que quase todas as vagas para a oficina estão preenchidas e que a população interessada deve realizar a inscrição rapidamente para garantir sua participação na Oficina. O chefe do Executivo também destacou a importância de atividades que além de promoverem a música;* estimulam a reflexão sobre a reciclagem e conscientização ambiental.
“Esta é uma oportunidade de os participantes aprimorarem seus conhecimentos musicais;* agregarem informações sobre reciclagem de materiais e também para a promoção da conscientização ambiental. Por isso;* gostaria de convidar a população para participar desta atividade tão singular”;* convidou.
Minicurrículo de Beto Oliveira
Beto Oliveira é músico e percussionista há mais de 20 anos. Em 2003;* ingressou na ULM (Universidade Livre de Música);* na qual frequentou aulas de percussão popular com o professor Miltinho Brito (sexteto do Jô). Em 2005;* iniciou sua jornada de estudos de bateria com o baterista Aquiles Priester (Banda Angra).
Em 2009;* Beto organizou;* a “1º Semana da Música Brasileira”;* em Guiné-Bissau (África Ocidental);* com formação em tambores e ritmos do Brasil para o grupo cultural “Netos de Bandim”. Esse intercâmbio gerou o documentário “Guiné Bissau – Nação Irmã”. E em 2013;* realizou a 5º Semana de Música Brasileira em Guiné-Bissau;* juntamente com os educadores Ramon Saciloto;* Dóris Monteiro e Priscila Claudino.
Em 2015;* esteve em temporada na cidade de Pompano Beach (região de Miami);* nos Estados Unidos e Integrou a bateria da Escola de Samba Unidos de Miami;* foi baterista da Banda de Rock Clássico Airkustic 5. Em 2017 e 2018;* realizou as 6º e 7º Semana de Música Brasileira em Guiné Bissau. Atualmente é educador das Oficinas Culturais Municipais do município de Araraquara.
Tupã