Março é o mês do combate à Tuberculose;* doença que ataca diversos órgãos e principalmente o pulmão. Durante todo o ano;* a Secretaria Municipal de Saúde mantem a realização de exames para a detecção da doença e;* neste mês;* entre os dias 16 e 30;* as equipes das Unidades de Saúde intensificarão as ações durante a campanha.
Segundo a Pasta responsável;* os procedimentos de reforço;* na busca por suspeitas da doença;* é decorrente à campanha “Intensificação da Busca Ativa Sintomático Respiratório” do Ministério da Saúde;* onde é orientado aos municípios que façam um trabalho de instruções sobre a doença;* como evitá-la e os tratamentos.
De acordo com a enfermeira;* Janaína Leal;* as ações da Pasta serão intensificadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs). Além disso;* os agentes de saúde farão visitas às Residências Terapêuticas para realizarem os exames de detecção nos pacientes.
“Levaremos as ações da Secretaria até os pacientes das Residências Terapêuticas;* para que eles fiquem mais confortáveis no momento do exame. Os agentes;* durantes estas visitas;* também farão as orientações sobre a doença aos cuidadores dos pacientes;* para que eles saibam detectar a doença com agilidade”;* disse.
Janaína também explicou de que forma os agentes de saúde farão os exames para constatar a presenta da doença e quais são os procedimentos após a detecção. “A doença é identificada pelos agentes através do exame de escarro;* secreção que é eliminada com a tosse. Em caso positivo;* o tratamento com duração de 6 meses começa imediatamente”;* explicou.
Já o secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* contou que a Pasta intensificará as ações para garantir a saúde pública e combater da doença na cidade. “A exigência do Ministério da Saúde é para que o município fique atento aos possíveis casos da doença e aos sintomas que indiquem a possibilidade da doença. Mesmo com os poucos casos no município;* é importante que a população se atente à sintomas que indiquem a presença da doença”;* informou.
Donadelli ainda acrescentou que as pessoas com algum sintoma suspeito;* devem se dirigir à Unidade de Saúde mais próxima e pedir pelo exame;* para que o tratamento comece o mais rápido possível.
“É importante que os munícipes tenham consciência sobre o agravamento que a Tuberculose pode trazer à saúde;* para que assim não ignorem os sintomas. A campanha será apenas uma intensificação;* mas as Unidades de Saúde sempre estarão disponíveis para diagnosticar e indicar os tratamentos da doença”;* concluiu.
Já o prefeito Caio Aoqui pediu a colaboração de toda a população;* para que fiquem atentos e observem os sintomas mais evidentes em seus familiares e amigos mais próximos. “A Tuberculose é uma doença que pode se agravar e atingir outras pessoas. Por isso;* é importante que as pessoas procurem os serviços de saúde da Prefeitura;* que oferecem os exames e o tratamento gratuitamente”;* explicou.
Tupã