"
A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* mantém as ações de combate à dengue por todo o município e;* nesta semana;* para a intensificação das atividades;* será realizada capacitação para os setores de Endemias e Entomologias.
A capacitação;* realizada pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN);* contará com a participação de mais dezoito municípios da região;* reunindo aproximadamente 60 profissionais;* que deverão passar pelo treinamento para a recepção do novo inseticida Cielo.
Segundo a Pasta responsável;* o objetivo da capacitação será repassar o conteúdo técnico;* enviado pelo Ministério da Saúde;* para a utilização do inseticida em todo o território nacional no combate ao Aedes aegypti.
Ainda segundo a Pasta;* os municípios que participarão da capacitação;* deverão fazer suas inscrições até esta quarta-feira (18);* através do link: http://200.144.1.23:8080/Evento/eventos/5e68f481df0e6.php.
De acordo com o diretor do Departamento de Endemias e Entomologias;* Marco Antônio de Barros;* as orientações passadas servirão para compreender melhor sobre o manejo do produto em equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV);* já utilizados no município.
“Teremos o dia todo de capacitação para entender melhor como manusear este novo produto. Após essas orientações;* repassaremos para todos os agentes de Endemias e Entomologias;* que trabalham com o manejo dos equipamentos de ‘fumacê’ no município”;* disse.
Marco ainda ressaltou que o inseticida Cielo será eficaz para a eliminação dos mosquitos adultos e;* com o complemento das ações já realizadas pela Prefeitura;* na utilização do larvicida biológico Cepas do Bacillus thuringiensis israelensis (Bti);* a Pasta conseguirá melhores resultados.
“Iniciamos nossas ações no município para a eliminação das larvas do mosquito da dengue;* decorrentes da última epidemia que enfrentamos na cidade. Com os novos casos;* continuamos com a aplicação do biolarvicida e;* agora;* com o inseticida;* poderemos complementar as atividades e garantir maior eliminação do mosquito”;* contou.
Já o secretário municipal de Saúde;* César Donadelli;* explicou que a capacitação será de extrema importância para o setor de Combate às Endemias;* que ampliarão os métodos no combate ao Aedes aegypti;* garantindo o controle dos casos de dengue.
“É importante que os municípios tenham esta capacitação para o manuseio correto deste novo método de eliminação do Aedes aegypti. Desta forma;* os municípios ficarão mais tranquilos em relação ao aumento dos casos;* que serão controlados pelos setores responsáveis”;* concluiu.
"Tupã