Com a presença de casos suspeitos e confirmados do coronavírus (COVID-19) por todo o país;* o Ministério da Saúde lançou na última sexta-feira (13) um comunicado com recomendações para evitar a disseminação da doença entre as cidades e estados. Em Tupã;* as orientações são reforçadas através da Secretaria Municipal de Saúde;* que vem se empenhando no combate à nova doença.
A Pasta responsável;* após receber as orientações do Ministério;* convocou diversas reuniões;* junto à Administração;* para tratar de estratégias eficazes no combate;* mediante aos quatro casos suspeitos no município.
Na manhã da última terça-feira (17);* o prefeito Caio Aoqui assinou o decreto Nº 8.727;* que aponta todas as medidas adotadas pela Administração;* que contribuirão e servirão de base para a população;* visando a prevenção ao novo vírus.
De acordo com o médico infectologista;* Douglas Batista da Silva;* as prevenções que podem ser tomadas por toda a população;* são atitudes simples do dia a dia;* como lavar as mãos com água e sabão.
“Esta pandemia pode parecer muito perigosa;* mas com a mudança de hábitos de higiene de toda a população;* ela pode passar pelo município tranquilamente. É claro que;* por ela ser intensamente contagiosa;* haverá casos confirmados da doença;* mas que poderão ser controlados com mais facilidade pelo setor municipal de Saúde. O vírus contém uma camada externa de gordura;* que chamamos de envelope viral;* que pode ser facilmente eliminada com o uso do sabão;* que desmancha a gordura”;* contou.
O infectologista explicou quais precauções e atitudes a população pode adotar diante desta pandemia. “Lavar bem as mãos (dedos;* palma;* unhas;* dorso e punho) com água e sabão;* adotar o uso de toalhas de papel para secar as mãos;* higienizar as mãos e objetos usados cotidianamente com álcool em gel;* utilizar lenços descartáveis para higienização nasal e separar as roupas dos infectados no momento de lavá-las;* são algumas das atitudes essenciais que podem ser adotadas por todos nós”;* explicou.
Ainda segundo as orientações do médico;* a utilização de máscaras faciais descartáveis em pessoas saudáveis é um desperdício e pode proporcionar a escassez do produto;* deixando em risco as pessoas que realmente precisam utilizar estes equipamentos.
“Estamos vivendo um momento de alerta e;* diante disso;* precisamos agir com mais empatia. As máscaras descartáveis;* por exemplo;* devem ser usadas apenas por pessoas que estejam em contato com o vírus a todo o instante;* como profissionais da Saúde e pessoas já infectadas pela doença. Além deles;* é recomendado que pessoas que trabalhem diretamente com idosos e mulheres que estejam amamentando também usem as máscaras”;* alertou.
De acordo com as informações passadas pela Secretária Municipal de Saúde;* é essencial que todas as medidas sejam tomadas imediatamente;* pois se trata de um vírus altamente contagioso e que;* se não controlado em cada município;* poderá se alastrar rapidamente por cada estado do país. Tais medidas previamente tomadas pela Administração;* junto com a colaboração de todo o município;* poderão amenizar o impacto da doença;* evitando que ela se dissemine.
Tupã