Idosos atendidos pelas Unidades Saúde da Família serão vacinados contra gripe em casa

Educação - Quinta-feira, 26 de Março de 2020


Idosos atendidos pelas Unidades Saúde da Família serão vacinados contra gripe em casa "

A Prefeitura de Tupã vai retomar nesta sexta-feira (27) a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a gripe;* que atende os grupos prioritários formados por Idosos e Funcionários da Saúde.

A meta nesta primeira fase é vacinar 10.982 idosos e 3.156 profissionais de saúde. A campanha foi iniciada nesta segunda-feira;* mas devido à grande procura;* as vacinas se esgotaram no mesmo dia.

A Secretaria Municipal da Saúde está recebendo novo lote de 4.000 doses da vacina;* através da Diretoria Regional de Saúde em Marília. As vacinas serão distribuídas entre as unidades de saúde da cidade e distritos e estarão à disposição dos idosos e funcionários da saúde a partir desta sexta-feira.

Para garantir a vacinação sem agravar os riscos de contaminação pelo coronavírus;* a Secretaria de Saúde estará realizando;* também a partir desta sexta-feira;* a vacinação em domicílio dos idosos cadastrados nas Unidades Saúde de Família (USFs);* além de priorizar as instituições que atende os idosos.

Ao determinar a realização da vacinação domiciliar para os idosos que residem nas áreas de USFs;* o prefeito Caio Aoqui atende à solicitação do vereador Amauri Mortágua;* que apontou a necessidade da medida para garantir a imunização deste grupo prioritário.

Além disso;* os profissionais da saúde que ainda não receberam a dose de vacina contra a gripe deverão procurar o Centro de Saúde I;* postos de saúde da Vila Formosa e da Vila Abarca;* também no período das 9h às 16h;* para receber a vacina. Para ser imunizado é importante levar comprovante do local de trabalho.

A Secretaria de Saúde informa também que em caso de esgotamento destas novas doses;* outras remessas deverão ser enviadas pela Regional de Saúde. Para ampliar o atendimento dos grupos prioritários;* nas próximas remessas de vacina será dada atenção especial aos idosos que residem na região central;* onde não há unidades de Saúde da Família. Como as unidades básicas de saúde não contam com o mapeamento dos idosos;* a Secretaria de Saúde montará postos de vacinação itinerantes em praças e escolas;* garantindo o imunização deste público que reside em áreas que não são atendidas por unidades de Saúde da Família.

A Secretaria de Saúde pretende de forma gradativa e com segurança;* evitando aglomerações nas unidades;* atingir todo os grupos prioritários desta primeira fase até o dia 16 de abril.

Campanha

Vale lembrar que neste ano o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas. A primeira;* iniciada nesta segunda-feira;* atende exclusivamente idosos e trabalhadores da saúde.

A segunda seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril;* com objetivo de vacinar doentes crônicos;* professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Já a terceira e última fase da vacinação;* que começa no dia 9 de maio;* priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos;* pessoas com 55 a 59 anos;* gestantes;* puérperas (até 45 dias após o parto);* pessoas com deficiência;* funcionários do sistema prisional;* adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas povos indígenas;* e população privada de liberdade.

É importante destacar que as pessoas que pertencem aos grupos prioritários respeitem o cronograma de vacinação e procurem os postos de saúde somente no período em que será imunizado. Neste ano a campanha de vacinação contra gripe foi antecipada de abril para março;* para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus;* porém;* neste momento;* irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus;* já que os sintomas são parecidos. E;* ainda;* ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos. Justamente por isso;* a primeira etapa da campanha contempla esse público.

CALENDÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

ETAPAS

INÍCIO

GRUPOS PRIORITÁRIOS

1ª Etapa

23/03/2020

Idosos acima de 60 anos

Trabalhadores da área da saúde

2ª Etapa

16/04/2020

Professores

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Forças de segurança e salvamento

3ª Etapa

09/05/2020

Crianças de 6 meses a menos de 6 anos

Gestantes

Puérperas (até 45 dias após o parto)

Povos indígenas

Privados de liberdade

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas

Funcionários do Sistema Prisional

Adultos de 55 a 59 anos

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã