A Secretaria de Assistência Social de Tupã informa que o prazo para atualização do Cadastro Único;* de programas sociais como Tarifa Social de Energia Elétrica;* Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Programa Bolsa Família;* será adiado. A decisão pela prorrogação do prazo para os procedimentos de averiguação e revisão cadastral busca evitar bloqueios;* suspensões ou cancelamentos dos benefícios durante o período de pandemia do Coronavírus.
Em Tupã;* 6.737 famílias estão inseridas no Cadastro Único;* incluindo 1.472 beneficiárias do Bolsa Família. De acordo com a secretária de Assistência Social;* Patrícia Fernandes;* “o adiamento garante a manutenção dos benefícios e evita que os integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família;* assim como os servidores do CadÚnico;* exponham-se ao maior risco de infecção pelo novo vírus”.
O município segue o cronograma de bloqueio decretado pelo Ministério da Cidadania;* que considerou que as medidas adotadas em todo país para contenção do Coranavírus (COVID-19) têm causado um impacto muito grande no funcionamento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Segundo Patrícia;* a suspensão das aulas e o não cumprimento de outras regras que asseguram a manutenção dos benefícios socias levaria a obrigatoriedade de comparecimento das famílias para revisão cadastral.
Dados do Ministério da Cidadania apontam que a Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município de Tupã é de 84;*83%;* índice superior à média nacional. Isso significa que o cadastramento de famílias pela Secretaria de Assistência Social tem atuado muito bem;* provando que as famílias cadastradas realmente pertencem ao público alvo do Cadastro Único.
“A aproximação entre as ações municipais e estaduais e a integração das gestões são fundamentais para continuarmos a atender a população mais carente do nosso município;* especialmente num momento tão delicado para todo o mundo”;* finaliza Patrícia.
Tupã