A partir de 1º de abril;* a entrega de leite do “Programa Vivaleite” será feita apenas uma vez por semana. Com a mudança;* o leite será entregue todas às quartas-feiras;* das 7h às 9h. Já os pontos de retirada permanecem inalterados. A decisão atende às recomendações de diminuição do fluxo de pessoas num mesmo ambiente por causa do Coronavírus (COVID-19).
Os pais cadastrados no projeto assistencial “Vivaleite” passarão a retirar os três litros de leite a que tem direito em um único dia. Antes;* o leite era entregue às segundas e quartas-feiras. Segundo Nilcéa Guandalini;* enfermeira responsável pela entrega do leite à população assistida;* apesar das mudanças as crianças continuam a receber por mês os mesmos 15 litros de leite que recebiam antes da pandemia do novo vírus.
Ela ressalta que a alteração é apenas na quantidade de dias da semana destinados à entrega do leite pasteurizado. “Ao diminuirmos os dias de distribuição asseguramos a saúde das pessoas envolvidas;* pois;* consequentemente;* os pais e os fornecedores de laticínio irão se deslocar menos até os postos do município”;* afirma.
Os locais para retirada do produto continuam a ser as unidades de saúde e a Casa do Garoto.
O secretário de Saúde de Tupã;* César Donadelli;* comentou que a mudança nos dias de entrega assegura a manutenção das distribuições de leite;* já que o projeto beneficia pessoas em estado de vulnerabilidade. “O Programa Vivaleite é direcionado às crianças em situação de risco nutricional. Por isso;* devemos manter a entrega desse alimento rico em proteínas e em cálcio;* sempre com a consciência da necessidade de evitar sair de casa nesse período de pandemia do Coronavírus”;* conclui.
Criado pelo governo do Estado de São Paulo em 1999;* o projeto Vivaleite ajuda a melhorar a saúde das crianças;* distribuindo anualmente milhares de litros de leite enriquecido para famílias carentes.
Tupã