Prefeitos da região pedem mais apoio para combater coronavírus

Saúde - Segunda-feira, 30 de Março de 2020


Prefeitos da região pedem mais apoio para combater coronavírus

Prefeitos de 12 cidades da região se reuniram ontem em Tupã para discutir o impacto do Coronavírus. O encontro;* realizado no Kaikan;* foi uma iniciativa do prefeito de Tupã;* Caio Aoqui;* que convidou prefeitos dos municípios que pertencem à Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (AMNAP) para analisar novas medidas para minimizar os efeitos da pandemia sem comprometer o bem estar da população.

Também participaram da reunião o presidente da AMNAP;* Edmar Mazucato;* prefeito de Osvaldo Cruz;* além dos prefeitos de Iacri;* Carlos Freire; de Rinópolis;* José Ferreira de Oliveira Neto; de Parapuã;* Gilmar Martim Martins; de Mariápolis;* Valdir Dantas de Figueiredo; de Adamantina;* Márcio Cardim e de Bastos;* Manoel Rosa.

O encontro contou ainda com a participação dos prefeitos de Sagres;* Ricardo Rived Garcia; de Arco-Íris;* Ana Zoner Leal Serafim; de Flórida Paulista;* Wilson Froion e de Pracinha;* Maurilei da Silva.

Durante a reunião os prefeitos falaram sobre as dificuldades enfrentadas em virtude das medidas necessárias de enfrentamento ao coronavírus;* sobretudo com relação ao comércio. Por unanimidade os prefeitos aprovaram a elaboração de manifesto que será encaminhado ao governador João Dória.

O documento aponta inicialmente a necessidade de flexibilização ou abertura dos estabelecimentos comerciais;* que estão fechados até o próximo dia 7 de abril pelo decreto estadual 64.881/2020 .

Os prefeitos alertam também que os municípios que não estão recebendo nenhum recurso adicional para adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI) necessários para o enfrentamento da crise com o coronavírus;* reivindicando o envio imediato de luvas;* álcool em gel e outros produtos que se fazem necessários.

No manifesto os prefeitos também reforçaram a indignação com a diferença entre os recursos fornecidos pelo governo estadual à capital paulista e aos municípios do interior. Os prefeitos questionam a razão da diferença;* já que são destinados R$ 12 por habitante da capital e apenas R$ 4 por habitante do interior.

Os prefeitos apresentaram ainda série de reivindicações para intensificar as ações preventivas contra a doença. Os chefes do Executivo solicitam o fornecimento de no mínimo 50 respiradores para atendimento dos municípios da Alta Paulista;* além da instalação de 50 leitos adicionais de UTI completos.

Os prefeitos reivindicaram ainda que se providencie atos jurídicos necessários à prorrogação do pagamento de precatórios por um ano e entendimento com as autoridades federais para a prorrogação dos prazos eleitorais.

As reivindicações incluem ainda a instalação na região da Alta Paulista de um hospital de campanha para atendimento das vítimas do coronavírus e o fornecimento de cestas básicas sociais que incluam material de higiene adequado e em número suficiente para o atendimento das necessidades da população;* ou ainda o repasse de recursos equivalentes para providenciar ajuda assistencial às famílias em situação de penúria.

O prefeito Caio Aoqui avaliou positivamente a reunião e destacou a importância da união dos prefeitos da região para que as necessidades comuns da população sejam atendidas. “Gostaria de agradecer a participação de todos os prefeitos que vieram para Tupã discutir alternativas de buscar mais apoio para as ações de enfrentamento do coronavírus. É muito importante essa união de forças para sensibilizar o governo estadual das dificuldades que os municípios estão enfrentando. Estamos pedindo maior flexibilização ou autorização para a abertura do comércio;* além de maior respaldo tanto em termos de materiais de proteção e equipamentos médicos quanto em recursos para que possamos amparar e garantir a dignidade da população”;* avaliou Caio.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã