Prefeitura e Sabesp mantêm trabalho de higienização dos serviços de saúde

Saúde - Quarta-feira, 08 de Abril de 2020


Prefeitura e Sabesp mantêm trabalho de higienização dos serviços de saúde

A Prefeitura;* em parceria com a Sabesp;* mantém os trabalhos de lavagem e higienização nos principais espaços que prestam serviços de saúde. A ação é mais uma das medidas preventivas contra a disseminação do Coronavírus (COVID-19) na cidade.

De acordo com o responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ);* Robison Luis;* que está coordenando os trabalhos;* o objetivo é evitar a contaminação do novo vírus em locais que prestam atendimentos na área da saúde e quem contam com grande circulação de pessoas que fazem parte do chamado grupo de risco da doença.

Ele informou também são os trabalhos de lavagem e higienização estão sendo realizados através de um caminhão pipa com uma solução contendo 25 PPM de hipoclorito de sódio;* quantidade suficiente para matar o COVID-19.

A ação está sendo realizada em mais de 40 locais;* distribuídos em dois roteiros;* que são percorridos alternadamente às segundas;* quartas e sextas-feiras (quando necessário). Um dos roteiros inclui o Ambulatório de Especialidades Municipal (AMEM);* Cadastro Único;* Centro Odontológico Municipal (COM);* Farmácia Municipal;* Centro de Saúde I – “Dr. Walter Pimentel”;* Vigilância Sanitária;* Velório Tamoios;* Velório Municipal;* Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE);* Instituto Médico Legal (IML) e Vila Dignidade.

O roteiro inclui ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Formosa e da Vila Abarca;* além das Unidades Saúde da Família (USFs);* Santa Adélia;* Setor B;* Jamil Dualibi;* Setor A;* Sumaré;* Marabá;* Rubiácea;* Cecap e Setor S.

Já o segundo roteiro passa pela Santa Casa;* Velório São Vicente;* Unidade de Pronto Atendimento (UPA);* USF Independência;* Casa da Criança;* Casa dos Velhos;* Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs);* Laboratório Municipal;* Subgrupo da Diretoria Regional de Saúde (DRS);* Ambulatório Médico de Especialidades (AME);* Estacionamento da Frota de Transporte da Secretaria de Saúde;* Centro de Atenção Psicossocial (CAPS);* Saúde Mental;* Posto de Bombeiros;* Asilo Assembleia de Deus;* Hospital São Francisco e Secretaria Municipal de Saúde.

Além dos dois roteiros;* a prefeitura e a Sabesp também realizaram a ação de lavagem e higienização da avenida Tamoios nesta segunda-feira (06/04);* a pedido do prefeito Caio Aoqui.

Robison destacou ainda que os serviços estão sendo realizados por uma equipe formada por cinco pessoas;* sendo três servidores da Prefeitura e dois da Sabesp. Além dos funcionários a prefeitura oferece os equipamentos de proteção individual (EPIs) para aplicação dos produtos enquanto a Sabesp fornece a água.

“Para não prejudicar o atendimentos nos locais atendidos;* os trabalhos sendo iniciados ainda durante a madrugada. Por serem considerados locais que apresentam grande risco de contaminação a ação continuará sendo realizada por tempo indeterminado;* até que não haja mais risco de contaminação pelo coronavírus”;* afirmou.

O prefeito Caio Aoqui destacou a importância da ação no enfrentamento ao COVID-19 e parabenizou a Sabesp pela parceria. “Essa ação;* que está sendo realizada graças à parceria com a Sabesp;* é fundamental para ajudar a evitar o risco de contaminação nas pessoas que buscam atendimento de saúde. Esse trabalho é uma forma de proteger ainda mais a população;* especialmente o grupo de risco;* e manter locais que oferecem atendimento de saúde limpos e higienizados”.

Ele ressaltou também que os trabalhos de lavagem e higienização nos locais que prestam serviços de saúde complementam as medidas adotadas pelo município para evitar a propagação do COVID-19 na cidade.

“Mobilizamos todas as secretarias para que possamos realizar um trabalho integrado contra o coronavírus. Além dos decretos com as medidas preventivas;* articulamos parcerias como esta com a Sabesp e também estamos mantendo contato com os hospitais para ampliar o número leitos de isolamento e leitos de UTI com respiradores para garantir o atendimento adequado aos pacientes suspeitos e no caso de confirmação da doença”.

As ações adotadas pela prefeitura até o momento tem se mostrado eficazes. Ao contrário de várias cidades da região;* Tupã não conta até o momento com nenhum caso confirmado ou óbito causado pelo COVID-19. A cidade registrou 15 notificações de suspeita da doença;* sendo que 7 já foram descartados e 8 aguardam resultado do exame.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã