Setor de Endemias intensificará ações de combate à dengue

Saúde - Quinta-feira, 09 de Abril de 2020


Setor de Endemias intensificará ações de combate à dengue "

Na próxima segunda-feira (13);* a Prefeitura de Tupã;* por intermédio do Departamento de Entomologia e Endemias;* iniciará ações de nebulização com novidade tanto nos equipamentos;* quanto na fórmula de produtos utilizados para a aplicação de inseticidas.

De acordo com o responsável pelo setor;* Marcos Antônio de Barros;* o ""Marquinho da Dengue"" após o feriado de Páscoa;* as equipes estarão equipadas com mais cinco bombas costais e um mini gerador aerossol para eliminar o vetor da dengue. “A previsão é exterminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti em pelo menos mil imóveis”;* afirmou.

Ciente da necessidade de constante combate à epidemia de dengue;* a Prefeitura investiu R$ 15 mil na aquisição das bombas e R$ 13 mil com o mini gerador. “Para que nós possamos continuar vencendo a batalha contra a dengue;* precisamos aumentar os agentes nas ruas;* e investir em produtos e equipamentos de qualidade. Só assim;* nós teremos ainda mais quedas nos índices dessa doença que já causou tanto mal em nosso município”;* disse o prefeito;* Caio Aoqui.

Nos primeiros dias de nebulização;* as equipes percorrerão os bairros de Nova Tupã;* Jardim Unesp I e II;* e os conjuntos habitacionais “João Paulo II” e “Jamil Dualibi” com uso das bombas costais. O número de trabalhadores envolvidos nessa campanha contra a dengue será maior. Ao todo;* 18 funcionários irão operar as seis bombas;* sendo que um deles faz o abastecimento e o outro faz a preparação do imóvel e as orientações de proteção aos moradores.

O novo produto utilizado no combate à dengue será o CieloTM. Ele tem comprovação científica de maior eficácia em relação aos produtos usados anteriormente;* pois os princípios ativos são diferentes. De acordo com o diretor de Entomologia;* o veneno não é diluído na água. Após aplicação;* uma molécula desaloja o mosquito e a outra mata o vetor.

“Com as bombas postais aplicaremos o produto da CieloTM. Este produto oferece maior eficiência com menor consumo. Futuramente;* um biolarvicida será aspergido pelo mini gerador espacial;* atingindo calhas ou objetos de difícil alcance;* o que evita a conservação de criadouros”;* explicou Marquinho.

O trabalho de nebulização está concentrado na zona leste;* em função do maior número de casos registrados;* assim como em direção ao conjunto habitacional “Antônio Pereira Gaspar”. O prefeito agradeceu o empenho do setor para conquista dos resultados positivos;* pois neste mês de abril;* há 14 casos suspeitos no município;* contra 900 casos suspeitos no mesmo período do ano passado.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã