A Prefeitura de Tupã;* através da Secretaria de Saúde;* divulgou balanço final da barreira sanitária instalada no trevo de acesso à cidade para monitorar a entrada e a saída de veículos durante o feriado prolongado de Tiradentes.
A barreira fitossanitária foi novamente instalada no trevo da Camap entre as 12h do dia 18 (sábado) até às 22h do dia 21 de abril (terça);* com o objetivo de conter a proliferação do Coronavírus (COVID-19).
Segundo a Secretaria de Saúde;* durante o monitoramento;* 11.620 veículos entraram ou saíram do município. Foi contabilizada a entrada de 2.905 veículos com emplacamento de outros municípios e 8.715 motos;* carros;* ônibus e caminhões com placas de Tupã.
Além de monitorar a circulação de veículos;* a Secretaria de Saúde também verificou a pressão arterial e a temperatura das pessoas;* além de higienizar os veículos.
“É comum;* que após viagens de muitas horas;* as pessoas apresentem alterações na pressão ou se sintam mal. Nesses casos;* nós pedimos para que encostassem os veículos. Nossos enfermeiros e auxiliares passavam as orientações necessárias e eles esperavam de 10 a 15 minutos para verificar se os sintomas tinham cessado” explicou o representante da Secretaria de Saúde;* Robson Luís.
Ele informou também que nove ocorrências de alterações no quadro de saúde foram verificadas e apenas uma foi encaminhada para UPA. “Essa pessoa estava em estado febril;* e como a temperatura não baixou;* ela passou por uma avaliação médica e posteriormente foi liberada”;* afirmou.
Para higienização externa dos veículos;* as equipes da Prefeitura usaram um quaternário de amônia. “Este é um produto de higienização hospitalar;* muito seguro;* não corrosivo;* que não mancha o veículo ou a roupa. Os funcionários que estavam na desinfecção usavam EPIs completos;* máscara;* luva;* touca;* macacão impermeável;* óculos;* enfim;* estavam todos paramentados de acordo com as normas de segurança”;* disse Robson.
Além da barreira no trevo da Camap;* a prefeitura manteve o trevo principal que dá acesso à avenida Tabajaras;* fechado para entrada e saída de veículo durante o feriado prolongado.
Já o trevo do Chaparral ficou parcialmente liberado;* permitindo o tráfego de entrada apenas para caminhões de carga com destino ao complexo de secagem de amendoim;* porém a saída de todos os veículos estava liberada no local.
Robson agradeceu a compreensão da população da cidade e de municípios vizinhos para a necessidade de instalar a barreira nesse período de pandemia. Ele também enfatizou o empenho dos profissionais de saúde;* enfermeiros;* auxiliares de enfermagem;* diretores e coordenadores da Secretaria de Saúde;* agentes de zoonoses e fiscais responsáveis pelo atendimento aos motoristas;* e ressaltou o respaldo do prefeito;* Caio Aoqui;* dos secretários de Saúde;* César Donadelli; Trânsito;* Valentim Bigeschi; e de Agricultura e Meio Ambiente;* José “Vinagre” Rodrigues.
“Foi uma ação conjunta em que todos os envolvidos não mediram esforços para que esse trabalho acontecesse com toda segurança e atingisse o objetivo esperado”;* finalizou.
Tupã