Prefeitura alerta sobre o uso e descarte correto de máscaras

Saúde - Quinta-feira, 23 de Abril de 2020


Prefeitura alerta sobre o uso e descarte correto de máscaras

A Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Saúde;* alerta toda à população sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em locais públicos e estabelecimentos com grande circulação de pessoas. A Pasta também enfatiza sobre o descarte correto destes EPIs e as formas mais eficazes para a utilização de máscaras cirúrgicas e caseiras.

De acordo com a Secretaria;* o descarte de EPIs dos profissionais da Saúde e da população devem ser feitos de maneiras diferentes. As Unidades de Saúde são orientadas a descartarem os EPIs em sacos brancos;* para que sejam facilmente identificados pelos serviços de coleta e manuseados com cautela. Já a população deve descartar as máscaras de proteção junto ao lixo orgânico.

A chefe de setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro;* explicou a importância de toda a população conhecer as maneiras corretas para o descarte dos materiais de proteção. “Com as recomendações do Ministério da Saúde;* para que toda a população utilize EPIs em tempos de pandemia;* é de extrema importância que haja orientações para o momento do descarte também;* já que estes equipamentos podem estar contaminados. Desta forma;* é recomendado que as máscaras sejam embaladas em sacos plásticos e jogadas junto aos resíduos orgânicos em lixeiras com tampas;* para que não tenha contato com outra pessoa”;* contou.

Gisele ainda ressaltou que não há necessidade de os materiais descartados serem marcados pelos munícipes para a identificação dos coletores de lixo;* assim como é nas Unidades de Saúde;* que utilizam sacos de coloração diferente para separar os materiais.

Ainda segundo a chefe da Vigilância;* de acordo com as orientações passadas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde;* as máscaras cirúrgicas devem ser priorizadas para os profissionais que trabalham na linha de frente no combate ao COVID-19. Porém;* caso a população tenha acesso a estes equipamentos;* além do descarte correto;* todos devem se atentar ao tempo de uso;* que é recomendado por no máximo 2 horas;* assim como as máscaras caseiras.

“Segundo as orientações;* a vida útil das máscaras depende muito de como são utilizadas ao decorrer dos dias. Máscaras de algodão e elastano;* que são as mais recomendadas;* devem ser utilizadas de forma que estejam em perfeitas condições;* evitando sujeiras;* rupturas no material e espaços nas laterais. Já as máscaras que forem confeccionadas em Tecido Não Tecido (TNT) devem ser descartadas após o uso;* assim como as cirúrgicas”;* explicou.

Além disso;* para o manuseio das máscaras;* é recomendado que haja higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70%;* antes e depois de tocá-las. Já a lavagem das máscaras caseiras;* após o uso;* deve ser feita separadamente com água e sabão neutro e deixar de molho por cerca de 20 a 30 minutos. Após secar o material;* é necessário que a pessoa passe ferro quente na máscara e a guarde em um recipiente fechado.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã