A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do setor de Vigilância Sanitária;* mantém suas atividades regulares de orientações em prevenção ao novo coronavírus nos estabelecimentos do município. Nesta última segunda-feira (27);* as equipes da Vigilância visitaram os supermercados.
Segundo a Pasta responsável;* a divulgação destas orientações de prevenção nos estabelecimentos comerciais do município é para que donos de comércio que permanecem com as portas abertas protejam seus funcionários e clientes durante esta pandemia.
As orientações variam entre: higienização de carrinhos e cestinhas; acessibilidade de papel toalha;* dispenser de álcool em gel 70% e lixeira para o descarte correto; controle da entrada de pessoas para evitar aglomerações; uso de máscaras e evitar o uso de bijuterias como anéis e pulseiras;* que possam dificultar a higienização das mãos.
De acordo com a chefe de setor de Vigilância Sanitária;* Gisele Porteiro;* as visitas aos estabelecimentos são de extrema importância para que os donos de comércio e funcionários sigam as recomendações de higienização adequadas para a empresa. “Cada estabelecimento trabalha de uma forma e;* diante disso;* precisamos orientá-los de maneiras distintas;* para que a higienização do local seja ainda mais eficaz”;* disse.
Gisele ainda ressaltou que a higienização pessoal com água e sabão ou a utilização de álcool em gel 70% nas mãos;* também é orientada pelos agentes da Secretaria. “Diversos estabelecimentos;* considerados necessários durante a pandemia;* mantêm funcionários que estão em constante contato com a população;* como no caso dos supermercados. Para isso;* é ainda mais relevante enfatizar a importância da higienização pessoal;* evitando o contágio de uma pessoa para a outra”;* explicou.
Ainda segundo a chefe de setor;* as ações de orientações passadas aos donos e funcionários de estabelecimentos permanecerão por tempo indeterminado; e os agentes sanitários retornarão com frequência aos prédios comerciais já visitados para reforçar as instruções.
“Pedimos a colaboração de todos que precisam ir até os estabelecimentos e que não podem permanecer em casa. É de extrema importância que toda a população siga as recomendações do Ministério da Saúde e do próprio estabelecimento;* como a higienização pessoal redobrada;* distanciamento entre as pessoas e o uso de máscaras descartáveis ou caseiras”;* concluiu.
Tupã