A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou nesta semana o cadastramento de catadores de lixo;* com o objetivo de fazer uma triagem das necessidades destes e de suas famílias e facilitar o acesso aos benefícios oferecidos pelo governo. Os atendimentos e cadastramentos serão realizados no CRAS Sul e CRAS Leste das 7h30 às 13h.
De acordo com a titular da Pasta;* Patrícia Fernandes;* os interessados devem escolher o CRAS de acordo com o local de residência;* optando pelo mais próximo. Segundo ela;* os documentos necessários para o cadastro são: RG;* CPF e comprovante de residência.
“Atendendo aos pedidos da população;* estaremos realizando esta ação para melhor atender este grupo de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. Os catadores trabalham individualmente ou juntamente com cooperativas e associações;* sendo uma grande parte composta por informais;* evidenciando as necessidades de apoio”;* enfatizou.
A secretária ainda salientou que mediante o cadastro;* será analisado o quadro individual;* bem como os direitos e benefícios de cada inscrito. Segundo ela;* se for necessária a retirada de cestas básicas;* o CRAS encaminhará para o SEMAS;* para que lá;* seja viabilizada esta entrega.
“Será analisada a situação de cada indivíduo;* verificando se este já recebe benefícios ou faz parte de programas do Governo; e o CRAS tomará as medidas cabíveis para tentar inseri-los e garantir seus direitos. Além do cadastramento;* estaremos ajudando com a inscrição no Auxílio Emergencial do Governo Federal e;* se houver necessidade de cesta básica;* o CRAS encaminhará o cadastrado para o SEMAS”;* destacou.
Patrícia recomendou que os interessados devem evitar levar crianças nos atendimentos e que os idosos peçam para algum familiar comparecer no atendimento portando os documentos necessários. Ela ainda destacou a importância da população na divulgação desta ação;* bem como o apoio da Câmara Municipal para a execução destas realizações.
“Sabemos que muitos não têm acesso aos meios de comunicação e;* por isso;* pedimos à população para ajudar na divulgação desta ação;* para que estes catadores possam ter acesso aos benefícios e assistência disponibilizada pelo Governo. Agradeço desde já o apoio do prefeito Caio Aoqui e da Câmara Municipal;* viabilizando estas ações e possibilitando um maior alcance”;* salientou.
Mudanças no atendimento
A titular informou também que devido à pandemia do novo Coronavírus (COVID-19);* a Secretaria adotou algumas medidas para evitar o contágio. Dentre elas;* estão: redução de horário;* revezamento e redução no número de funcionários;* entre outras. Segundo a titular da Pasta;* esta é uma forma de proteger tanto a população quanto os servidores; porém;* mantendo os atendimentos principais.
“Com as primeiras adoções das medidas de proteção;* o atendimento foi reduzido até às 12h; agora ampliamos até às 13h e disponibilizamos atendimentos referentes à habitação (de quinta e sexta-feira) e documentações; além disso;* são distribuídas 50 senhas para retirada de cestas básicas diariamente. Os demais atendimentos devem ser comunicados às técnicas presentes no local para dar mais agilidade”;* ressaltou.
Tupã